15 de mar. de 2014

O PERIGO DO FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO



Eu vi na internet estes dias que um grupo de alunos de uma vertente religiosa X, que recusou-se a fazer um trabalho que trataria da Influência Negra na Cultura Brasileira. Comemos Feijoada, Moqueca, Polenta, Acarajé, Cuzcuz, etc, e isso é Influência Afro na nossa cultura. Alias temos outras influências, como a Indígena, Portuguesa, Italiana entre tantas outras. Imagine então o Povo Judeu, ter que estudar a 2a. Guerra Mundial e Hitler, dói na alma muito mais, e mesmo assim não há proibição dos alunos judeus de hoje. Faz parte da História seja ela boa ou infelizmente ruim, como neste caso. A Igreja Adventista pensa diferente sobre o Evolucionismo de Darwin, mas seus alunos estudam Darwin, até pela questão dos Vestibulares, mostrando uma visão pragmática mas sem ser intolerante.

Se a moda continuar assim, este pensamento de Fundamentalista, farão que nossos filhos sejam Proibidos de Nascerem nos Hospitais com nomes de Santos do Catolicismo, estarão Proibidos de levarem seus familiares com deficiência física e mental nas Casas Espíritas André Luiz, estarão Proibidos de comerem Esfihas da Cultura Árabe-Muçulmana, estarão Proibidos de estudarem na Faculdade Metodista(Protestante), estarão Proibidos de irem ao Hospital Israelita Albert Einstein.

Cultura de Paz, Cultura de Respeito ao que é Diferente. É possível manter nossos principios, sem criar ódio-medo nos principios dos demais. Cultura de Paz! Paz, Shalom e Axé, são palavras diferentes e de culturas diferentes, mas trazem um significado igual.
Diferenças Sim, Divisões e Ódio Jamais.
Muita Paz de Deus a todos!
DBC

Related Posts with Thumbnails