21 de jan. de 2012

PE. NEY CLAUDIO E A IGREJA VÉTERO CATÓLICA


Padre Ney Claudio da Igreja Vétero Católica um grande amigo nosso, é respeitado por muitos amigos de diferentes religiões, pela sua humildade e amor. Tem um trabalho incansável pelos direitos e acessibilidades dos portadores de deficiências físicas (participa do Movimento Inclusão Já) de nosso também amigo, Valdir Timóteo(coordenador).

Morador da Zona Leste de São Paulo, vem lutando diariamente para que um terreno abandonado ao lado do Metrô Penha seja transformado em uma praça para a comunidade.

Segue abaixo algumas perguntas respondidas pelo próprio Padre Ney Claudio ao nosso Blog, a respeito de dúvidas e curiosidades sobre a Igreja Vétero Católica.

 
1 - Padre Ney Claudio, como surgiu oficialmente a Igreja Vétero Católica?
R: Os primeiros grupos vétero-católicos se organizaram em 1871, quando vários intelectuais, sacerdotes e bispos católicos romanos da Áustria, Suíça e Alemanha rejeitaram as decisões do Concílio Vaticano I (1869-1871), que definiu o dogma da Infalibilidade Papal.


2 – Quais os pontos de fé mais importantes da Igreja Vétero Católica?
R: Tudo que contém o Credo Niceno-constantinopólitano, e na Bíblia, principalmente. Observamos os sacramentos como qualquer Igreja que tenha liturgia católica.

3 - Cada vertente cristã possui algumas particularidades em relação à Bíblia Sagrada (algumas tem livros a mais, outras livros a menos), e na Vétero Católica, segue-se a estrutura bíblica do modelo Católico Romano com os 73 livros ?
R: Sim, inclusive obtemos nossos livros no Rito Romano, sem preconceito.

4 - Como é visto a questão do celibato na Vétero Católica?
R: O Celibato é para quem deseja, nosso clero pode se casar.

5 - A questão do dízimo é entendida de que maneira?
R: Igualmente ao Novo Testamento, onde diz que a pessoa contribue conforme o coração, não tem cálculo matemático – vai da disponibilidade.

6 – Qual a visão sobre salvação, fé e obras?
R: Estamos aprendendo, e Deus deseja todos juntos a Ele, portanto a fé sem obras é morta; e a obra sem fé... não existe. Acreditamos que, quem faz uma obra tem fé, talvez não tenha percebido. Quem tem Amor, está no caminho certo de Deus.

7 - Pe. Ney Claudio, o que tem a dizer sobre o Dialogo Inter Religioso?
R: Na minha concepção, a Vétero deve seguir sempre aberta ao Amor – e tudo o mais é superável.


Quer saber mais sobre a Igreja Vétero Católica do Brasil?

Visite o site do Pe. Ney Claudio no link abaixo:

http://igrejaprimitivaespiritual.blogspot.com/2011/07/historia-da-igreja-vetero-catolica-do.html

Um comentário:

Valdir Timóteo disse...

Amados amigos Universalistas Parabéns pela escolha do entrevistado.
O Padre Ney Claudio de Oliveira é um homem totalmente do bem, Tem Fé e faz a obra, luta incansavelmente por um mundo melhor para todos, faz o Bem não importando a Quem, o padre Ney é gente que faz a diferença não fica esperando as coisas caírem do Céu, é como ele disse de que vale a Fé sem a obra? a Fé sem a obra é morta.

O padre Ney é homem com Fé que faz a obra, Parabéns padre Ney Claudio que nosso senhor Jesus Cristo continue lhe dando muita Paz, Luz e Saúde.

Valdir Timóteo seu amigo de sempre

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails