13 de ago. de 2010

SÍMBOLOS DO CRISTIANISMO

                                                     Primeiro Símbolo do Cristianismo


Neste post ilustraremos apenas os símbolos de cada um dos principais segmentos cristãos. E em artigos futuros detalharemos cada doutrina cristã, como já estamos realizando.

Catolicismo:

Ortodoxos:

Protestantismo:
 Obs: Há outros símbolos além destes, dependendo de cada denominação.


Anglicanismo:

Adventismo:


Copta:


Rosacrucianismo:

Espiritismo:

Obs: Embora na Doutrina Espírita não haja símbolos religiosos; o Evangelho Segundo o Espiritismo é o livro básico da Codificação, de Moral Cristã.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristianismo

2 comentários:

Padre Mateus disse...

Caros amigos,

As informações sobre a Igreja Ortodoxa estão incorretas e as da Igreja Católica Romana lacônicas. A Igreja Ortodoxa não nasceu de um cisma (o Cristianismo nasceu em Jerusalém, e não em Roma)e, esta Igreja de Jerusalém, juntamente com outras Sés Apóstólicas anteriores a Roma (como é o caso da Igreja de Antioquia e Alexandria), desde as suas fundações pelos Apóstolos, compõem - juntamente com diversas outras Sés (e não somente às da Grécia e Rússia) a Igreja Ortodoxa. A Igreja Ortodoxa é ao todo, uma família de 14 Sés principais, das quais, Constantinopla (Patriarcado Ecumênico)exerce a primazia, mas não a chefia. Hoje a Igreja Ortodoxa soma cerca de 300 milhões de fiéis, espalhados pelo mundo inteiro (dos quais cerca de 10 milhões nas Américas), e é a Igreja predominante no Oriente.

Já a Igreja Católica Apostólica Romana é o ramo Ocidental que se apartou do Oriente (em um processo histórico inicado no século IX com a coroação de Carlos Magno, agravado em 1054 e culminado no séc. XIII com o saque de Constantinopla pelos Cruzados). Hoje a Igreja Católica Apostólica Romana constitui-se numa federação composta de 23 Igrejas, das quais Roma é a principal, gozando de primazia e chefia. A Igreja Católica Romana possui cercda de 1 bilhão de fiéis espalhados no mundo, mas, predominantemente no Ocidente, sendo muito inexpressiva no Oriente.

Atenciosamente,

Pe. Mateus
pe.mateus@igrejaortodoxa.org

MV disse...

O mais correto no caso do espiritismo, seria utilizar a parreira do Prefácio do Livro dos Espíritos...

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails