8 de mar de 2010

CONHEÇA A IGREJA VÉTERO CATÓLICA DO BRASIL

Queridos amigos, conheçam um pouco da Igreja Vétero Católica. Nosso irmão em Cristo Ney Cláudio, amigo do UniLuz, foi recentemente nomeado Padre da instituição! Que Deus siga te iluminando nesse trabalho glorioso! Muita paz e muita luz!

Ser Família Vétero Católica é ser família abençoada!

A Igreja Vétero Católica expressa sua fé na palavra de dois grandes credos históricos do cristianismo: O Credo Apostólico e o Credo Niceno, que foram escritos nos Tempos da Igreja Indivisa e constituem a confissão normativa da fé ainda hoje.

Portanto, a Igreja Vétero Católica, que teve sua origem em Jesus Cristo, conserva sua tradição e sua participação no Corpo Histórico da Igreja Una, Santa e Apostólica. O ponto central da adoração para esta Igreja é a celebração da Santa Eucaristia, que é chamada também de Santa Missa, Santa Ceia ou Ceia do Senhor. A Igreja existe para continuar a obra ministerial de Cristo, proclamar e viver o Evangelho nas diversas sociedades e culturas.

Esta Igreja é uma Igreja Sacramental. Os Sacramentos são sinais externos e visíveis de uma graça interna e espiritual, dados por Cristo como meios seguros para receber esta graça. Cremos que o Santo Batismo e a Eucaristia são necessários para a nossa Salvação pois foram ordenados por nosso Senhor Jesus Cristo. Há tambémos sacramentos menores, que fazem parte da tradição cristã e são reconhecidos pela Igreja.

São eles: a Confirmação (Crisma), a Penitência, o Matrimônio e Unção aos Enfermos as ordens ministeriais (Bispo, Presbítero e Diácono) sendo os Sacerdotes Vétero-Católicos chamados de Reverendos Padres.

A Igreja tem na Bíblia a principal fonte de doutrina cujas páginas registram os fundamentos do Cristianismo. Professamos o Credo Niceno, a fé no Deus Uno e Trino, adesão fiél à Bíblia Sagrada, tradição Apostólica e as resoluções dos quatro concílios universais.

Pregamos a Salvação pela fé e pela graça. Nossa fé é Católica, isto é, Universal e Apostólica porque foi dada por Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, aos seus Apóstolos e por eles transmitidas aos seus sucessores.

A Igreja distribui graça pela Administrção dos Sete Sacramentos, aceita o tríplice Ministério do Episcopado, Presbítero e Diaconato. O celibato é opciona, a veneração por santos também.

Adotamos o ritual Romano antigo para Ordenações e Sagrações Litúrgicas Tridentinas usadas para as celebrações das missas e demais atos religiosos, com ritual próprioadequado e realizado na Igreja e o desejo das comunidades, a critério do Bispo local. A Igreja Vétero Católica do Brasil - IVCB é uma Instituição Autônoma e de Acordo com os estatutos em vigor, mantém comunhão de fé e fraternidade com o Arcebispo Primaz da Holanda em Utrecht e foi fundada em 1932 pelo padre Teófilo Bartnick (da Polônia) em Curitiba/PR.

Princípios Essenciais dos Vétero Católicos

1. Bíblia Sagrada
Acreditamos que as Sagradas Escrituras contém toda revelação necessária para a humanidade.

2. Os Credos: Apostólico e Niceno
Escritos no tempo da Igreja Indivisa, constituem a confissão normativada fé católica que preservamos ainda hoje.

3. Os Sacramentos
A Igreja é Sacramental. Professamos o Santo Batismo e a Santa Eucaristia como legítimos sacramentos diretamente ordenados por Cristo e instrumentos da graça salvadora de Deus

4. Episcopado Histórico
Professamos que a autoridade transmitida por Cristo aos Apóstolos e por esses aos seus sucessores (incuindo nossos bispos), é, ao mesmo tempo, garantia e expressão da Catolicidade e Apostolicidade da Igreja.

Uma Igreja Sacramental
Os Sacramentos são sinais externos e visíveis de graças internas e espirituais. Para nós, o Batismo e a Eucaristia, são Sacramentos indispensáveis à vida cristã.

Santo Batismo
A filiação à Igreja se dá pelo batismo com água e em nome da Santíssima Trindade. Em nossa Igreja há liberdade para celebrá-lo por aspersão ou imersão, de acordo com usos e costumes de cada paróquia. Pessoas de qualquer idade podem ser batizadas desde que não tenham sido ainda batizadas em alguma prática o "rebatismo". Crianças podem ser batizadas independente da situação matrimonial dos pais. Qualquer pessoa, uma vez batizada, tem direito a participar da Santa Eucaristiae receber regularmente a comunhão, inclusive as crianças.

Santa Eucaristia
Também chamada de "Santa Comunhão" ou "Missa", é o alimento espiritual dos cristãos e principal reunião pública de culto e adoração a Deus. Seus sinais externos e visíveis são o pão e o vinho consagrados por um sacerdote devidamente autorizado e legitimado pela Sucessão Apostólica. A Igreja proclama a presença real de Cristo na Eucaristia, mas não procura explicar dogmaticamente como se dá esse Santo e profunto mistério. O culto eucarístico é aberto a todas as pessoas que dele queiram participar.

É também momento de ouvir o Evangelho e a homiia dominical.

Outros Ritos de Caráter Sacramental

1. Confirmação ou Crisma
Ministrada pelo Bispo, representa a maioridade na fé e confere a todo confirmado a dignidade do ministério leigo e a plenitude dos dons do Espírito Santo. Para ser confirmada, a pessoa precisa ser batizada, ter aceito Jesus Cristo de forma pessoal e espiritual.

2. O Matrimônio
A Igreja celebra o matrimônio de acordo com as leis do país desde que um dos cônjugues seja batizado. Os divorciados podem casar-se novamente, cumpridas as determinações canônicas da Igreja. A Igreja não realiza casamentos de pessoas do mesmo sexo.

3. Unção e Bênção da Saúde
Ministrada pelo sacerdote mediante a imposição das mãos a todos que se sentem abatidos física, mental ou espiritualmente. O Sacerdote, se julgar conveniente, pode administrar a bênção com óleo ungido pelo Bispo.

4. Penitência
Também conhecida como "Confissão e Absolvição", ministrada por um sacerdote coletivamente (durante a liturgia) ou individualmente, assegura o perdão de Deus a todas as pessoas que se arrependem de suas má ações e desejam reiniciar uma nova vida "Aqueles a quem vocês perdoarem os pecados, esses serão perdoados" (João 20:23).

5. Ordenação
A Igreja ordena ao Sagrado Ministério, pessoas que tenham recebido elevada preparação teológica para corresponder à dignidade do ministério. as ordens de Diácono, Presbítero e Bispo são cumulativas, vitalícias e abertas a homens solteiros ou casados. Nossa Igreja não exige aos sacerdotes o sacrifício do celibato, e votos de pobreza.

O Jeito de Viver a Vida Cristã dos Véteros Católicos
A Igreja busca equilibrar a tradição católica com as influências benéficas da reforma. A liturgia preserva a mais antiga estrutura de culto cristão, com grande ênfase na proclamação da Palavra de Deus. Damos grande valor a Liturgia, definindo nossas crenças e doutrinas nos próprios manuais litúrgicos que orienta as diferentes celebrações cúlticas não segundo uma opinião individual, mas do consenso da Igreja como um todo.

Para a Glorificação de Deus, a Igreja também dá grande valor a arte sacra, ao altar, arquitetura dos templos e tudo que possa contribuir para expressar nossa fé em Deus; A Igreja dedica grande respeito aos seus Templos, pelo espaço consagrado à oração e culto a Deus.

Os membros encontram muita alegria em sua Igreja, nutrindo por ela grande afeição. Em quaquer parte do mundo encontramos a maneira familiar de adorar e que compreendem-se participantes de uma grande família cristã Vétero Católica está de parabéns com 3 templos em Curitiba, todos são sede própria, e está em construção o quarto templo, em breve!

Fonte: Site da Igreja Vétero Católica do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails