24 de jan. de 2011

COMEMORAÇÃO DO DIA DE COMBATE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA


A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania no Estado de São Paulo promoveu na quinta-feira, 20 de janeiro, um grande encontro entre autoridades religiosas de diversas crenças para celebrar a data. O evento ocorreu às 17h no Espaço da Cidadania, na sede do órgão, com a participação do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença.
A Secretária da Justiça Eloisa de Sousa Arruda lembrou que em alguns locais do mundo ainda não é possível ao indivíduo professar a sua religião sem colocar em risco a sua segurança e, até mesmo, a própria vida. “Toda pessoa deve ter o direito de manifestar a sua fé, seja publicamente ou de forma privada”. A Secretária também ressaltou as inúmeras contribuições que as religiões prestam à sociedade, tanto no aspecto da formação do pensamento e da ética, como na prática de caridade. “A religião tem um enorme poder de coesão social”, afirmou Eloisa Arruda. Os representantes do Fórum exemplificaram que a maioria das doações em prol das vítimas das enchentes foi coordenada por comunidades religiosas.
Entre os pontos sugeridos pelos membros do Fórum, o Reverendo Christian Lepelletier, representante da Federação pela Paz Universal, apresentou a proposta da criação de um conselho inter-religioso para garantir que os Projetos de Lei propostos nas esferas governamentais zelem pela justiça e paz das comunidades; a intensificação de um trabalho conjunto das religiões para superar os atos de intolerância religiosa praticados principalmente contra as religiões de matriz africana – as mais perseguidas atualmente e em maior situação de vulnerabilidade; e a participação das diferentes religiões brasileiras em eventos internacionais, como a Copa e as Olimpíadas, para divulgar o perfil de respeito às religiões praticadas em território brasileiro.
O Fórum foi o primeiro evento oficial da história da Secretaria da Justiça pela liberdade de crença e cultura de paz. Em breve, será assinado um Termo de Convênio entre o órgão e a OAB para o acolhimento de denúncias e efetivo combate à intolerância religiosa.

Estiveram presentes os membros representantes dos 21 segmentos religiosos que compõe o referido Fórum e demais autoridades hierárquicas de diferentes denominações.
Fizeram uso da palavra:
Prof. Samuel Lima da ABLIRC, Sheik Hussan – representando de Islamismo Sunita,
Pai Milton Aguirre do Culto de Umbanda,
Pérsio Bider da Juventude Judaíca e Lia Bergman da B’Nai E B’rith do Brasil,
Padre Bizon da Arquidiocese de São Paulo,
Don Marcelo Rezende da Igreja Católica Liberal,
Padre Ney, Igreja Vetero-catolica,
Tata Eduardo Brasil, representando o Conselho Estadual de Educação Religiosa e o FOESP,
Babalorixá Rozevaldo de Oxumaré do Candomblé Nação Efan,
Tata Ti Nkisi Joselito Evaristo da Conceição – Candomblé da Nação Angola,
Iyá Ekedi Ogunladê, representando as Sacerdotisas de Matriz Africana,
Mahesvara Cidas representante do Hinduísmo,
Fábio Ferreira Nascimento da Igreja Jesus dos Santos dos Últimos Dias,
Fábio Rezek da Comunidade Bahaí,
Reverendo Christian Lepelletier da Igreja da Unificação,
Sr. Paullo Santos – representante Espiritualista,
Reverendo Elias Andrade Pinto, representante da Igreja Presbiteriana Independente e do Conselho Global da URI.
Entre as autoridades políticas, compareceram ao evento Benedito Fernandes, Secretário Adjunto do Esporte, Lazer e Juventude; Marco Antônio Zito Alvarenga, Procurador Federal; Antônio Carlos Malheiros, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Walter Forster Júnior, coordenador da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, representando o Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab; e Daniela Cembranelli, Defensora Pública Geral do Estado de São Paulo.
Também estiveram presentes pessoas e instituições de todo o Estado, além de Conselheiros dos Conselhos de Cidadania, que atuam em prol dos direitos humanos, da liberdade de crença e da cultura de paz.
Adaptado do relatório de Carina Rabelo
Coord. de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Texto enviado pelo amigo Rev. Christian Lepelletier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails