24 de mar. de 2012

SIDNEI CARVALHO FALA SOBRE A DOUTRINA ESPÍRITA


Sidnei Carvalho, trabalhador incansável da Doutrina Espírita, presidente do Centro Espírita Francisco de Assis na Vila Cisper (Zona Leste de SP). Participa de projetos em prol de ajudar e recuperar dependentes químicos e alcoólatras, além de dar apoio aos co-dependentes(familiares). Radialista da Rádio Boa Nova de Rádio (AM 1450 SP), tem programa na TV Aberta e na TV Mundo Maior que fala sobre Ramatís e sua proposta Universalista. Coordenador do UNILUX (em prol do respeito e entendimento entre as religiões, através do AMOR).



Foi a primeira pessoa que incentivou e divulgou o Blog dos Universalistas, através do Programa Chama Crística da Rádio Boa Nova. Juntamente com o apoio do querido amigo Dr. Adão Nonato de Oliveira.



Por estes e outros agradecimentos a ele, gostaríamos de trazer estes esclarecimentos respondidos pelo próprio Sidnei Carvalho, em forma de perguntas e respostas de questões básicas e profundas sobre o que é o Espiritismo.



Grande abraço Sidnei.


BLOG DOS UNIVERSALISTAS



1) Por que Allan Kardec é chamado de Codificador da Doutrina Espírita?

R: Porque foi ele que, após entrar em contato com os ensinamentos do Espíritos, transmitidos por médiuns de sua confiança, preparou os primeiros livros espíritas, formando a base da doutrina ao editar O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese, os Milagres e as Predições, que são as obras básicas da Doutrina Espírita.




2) Qual a diferença entre Espiritismo e Espiritualismo?
R: Espiritualismo é um termo utilizado de forma genérica para designar a crença em algo mais que a matéria. Espiritismo é o termo que designa os adeptos dos ensinamentos dos espíritos codificados por Allan Kardec, ou seja, todo espírita é espiritualista mas nem todo espiritualista é espírita. Os termos espírita e espiritismo foram cunhados por Allan Kardec em 1.857.




3) O Espiritismo é uma Doutrina Cristã? Por quê?
R: Sim, o Espiritismo pode ser considerado uma doutrina cristã, uma vez que Allan Kardec lastreou a moral espírita na moral do Cristo, e a Doutrina Espírita se propõe a esclarecer pontos que Jesus não desenvolveu devido ao nível científico quase nulo à sua época. Pode-se dizer que o Espiritismo é a Revivescência do Cristianismo.




4) O Espiritismo é criacionista ou evolucionista?
R: Totalmente evolucionista, uma vez que ensina que todos os espíritos são criados simples e ignorantes e por meio da reencarnação, ou seja, das vidas sucessivas, vai evoluindo até tornar-se um espírito puro como Jesus, Buda, Krisna, Moisés, etc.




5)O que é a Reencarnação? Podemos reencarnar em animais?
R: Reencarnação é a Lei que permite ao espírito tomar um novo corpo físico, após a morte física e voltar ao mundo da matéria para aprender, crescer, reparar erros e enganos e se aproximar cada vez mais da felicidade. É impossível ao homem reeencarnar em animais, uma vez que o espírito não retroage em suas conquistas.




6) Para aonde vamos após a morte?
R: Após a morte vamos para a condição que elegemos durante a vida. Se fomos pessoas boas, equilibradas, sem vícios, iremos para lugares bons na dimensão espiritual, se, ao contrário levarmos uma vida egoista, cheia de vícios e de maldades, iremos para locais de sofrimento na dimensão espiritual, porém, o espiritismo explica que os sofrimentos não são eternos, mas, tão logo o espirito, na dimensão espiritual se arrepender de suas faltas e se dispuser a repará-las, receberá a oportunidade de uma nova reeencarnação pois Deus é bom e misericordioso.




7) Como devemos compreender a frase de Allan Kardec: “Fora da Caridade não há salvação” ?
R: Jesus, em uma de suas parábolas, coloca a prática da caridade como paradigma para o espírito encontrar a felicidade e Allan Kardec cunhou o lema "Fora da Caridade não há Salvação" com base nos ensinamentos de Jesus que colocam o Amor em ação como rota certeira para alcançarmos a felicidade.




8)Haverá um sucessor para o Chico Xavier?
R: Não existe sucessor no espiritismo, cada um executa a sua tarefa, com suas características pessoais e particulares e Deus utiliza todos os homens de boa vontade no trabalho do bem como Bandeirantes da Luz auxiliando seus irmãos. Chico Xavier cumpriu a sua missão com maestria e deixou um rastro de luz para seguirmos sendo que outros virão trabalhar na vinha do Senhor, sem que necessariamente sejam sucessores de Chico.




9) O que é o Evangelho no Lar?



R: É o estudo do Evangelho de Jesus dentro de nossa casa, em conjunto com os nossos familiares. Escolhe-se um dia e hora fixos, para que os bons espíritos nos acompanhem, iniciamos com uma prece singela, pedindo a proteção para o estudo, depois lemos um trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo ou outro livro que fale de amor, comentamos à luz dos ensinamentos espíritas, fazemos uma vibração (envio de energias aos que sofrem) a prece final e encerramos. Se quisermos podemos deixar um copo com àgua durante o estudo e os bons espíritos derramarão energias do bem na água para bebermos depois.




Muita Paz!




Muita Luz!




Sidnei Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails