15 de abr de 2009

HISTÓRIA DA IGREJA ORTODOXA BIELORUSSA ESLAVA

Em Restauração do Patriarcado Bielorrusso em Exílio (1950 –2001)
Em 1950 o Arcebispo Bielorrusso Konstantin Jaroshevich, consagrado pelo Patriarca da Igreja Ortodoxa Albanesa, Arcebispo Stylian Fan Noli, em exílio nos Estados Unidos, transmite a Metropolia Bielorrussa a Mons. Peter Andrew Zurawetzky, consagrado bispo em 15 de Outubro de 1.950, pelo Metropolita da Igreja Polaca Nacional, Arcebispo Zielonka, o qual junto com o Metropolita Nicholas Bohatyretz da Antiga Igreja da Ucrania, e o Arcebispo Peter Williamovich, da Antiga Igreja de Utrech, esta consagração foi realizada na Igreja Russa no Exílio, em Springfield, nos Estados Unidos; a linhagem canônica do Arcebispo Zurawetsky proviniente diretamente do Metropolita Russo em exílio Joseph Klymowycz (1.880 –1.961), quem foi o principal consagrante em 15 de Outubro 1.950, junto aos mencionados Arcebispos Zielonka, Bohatyretz e Willamovich. Monsenhor Klymowycz havia sido Consagrado bispo em 1.935 pelo Arcebispo Russo Nicholas J. Kedrof.(1.902 – 1.944), quem por sua vez no mesmo dia 03 de Novembro de 1.935, havia sido consagrado bispo e Sucessor para a Igreja Ortodoxa no Exílio pelo Arcebispo Christopher Kontagiorgios (1.894 – 1.950), que em 10 de Fevereiro de 1.934 na Igreja de S. Constantinos e Santa Helena em N.Y. havia recebido o episcopado, pela Sucessão Canônica.
Patriarca Tikhon Bellavin, através da Sucessão de Mons. Sophronios Bishara, quem junto ao Patriarca Albanes Stylian Fan Noli, deram origem a esta linhagem apostólica, que através de Monsenhor Peter Andrew Zurawetzky passa ao Primeiro Patriarca Bielorrusso Autocéfalo, Uladyslau I º , Mons. Rizy Rysky, consagrado bispo em 20 de Setembro de 1.965 por Mons. Walter Myron Propheta,“Wolodymyr I “ Patriarca da Antiga Igreja da Ucrânia e fundador da Igreja Ortodoxa da América .
No ato consagratório de Mons. Rizy Rysky, S.B. Wolodymyr I º foi auxiliado pelos Bispos Lawrwnce e Francis Pierre.Em 25 de Dezembro de 1.925, Monsenhor Zurawetzky, como Presidente do Sínodo para todas as Igrejas Ortodoxas da Diáspora Ocidental e Oriental, em sua qualidade de Arcebispo de Minsk, por TOMO recebido do Arcebispo Bielorrusso, Metropolita Konstantin Jaroshevich, eleva Mons. Rizy Rysky na Igreja de Santo André, em N.Y– EEUU, e por mandato do Sínodo de Subozhnia, ratificado pelo Certificado Sinodal Ecumênico de 01 de Janeiro de 1.966, e outorga o TOMO e MUNUS correspondente a Monsenhor Rizy, proclamando-o como o Primeiro Patriarca Bielorrusso Eslavo no Exílio, sob nome de ULADYLAU I º , o qual dez anos depois, por razões de saúde, renuncia a seu Patriarcado a favor de Monsenhor Vittorio Giovanni Busà, o qual nasceu em Palermo, Sicília, Itália em 15 de Dezembro de 1.941 e recebeu sua Consagração Episcopal Ortodoxa, das mãos de S.E. Revma. Monsenhor Maurice de Vent,em 13 de Maio de 1.973.
Monsenhor Busà previamente havia recebido o Munus Episcopal do Arcebispo Mons. Joseph Maria Thiesen, em 06 de Março de 1.971 pelo “Alts Romish Katholische Kirche”, e ratificado pelo Arcebispo Mons. Frederick Charles King, em 10 de Agosto de 1.972 pelo “Old Roman Catholic Church”, e pelos Bispos Helmunt Norbert Mass, Henryk Marciniack, e Jacob Rokita, em 22 de Abril de 1.973 pelo “Katholische der Marieviten in Deutschland”.
Em 26 de Dezembro de 1.976 Monsenhor Busà foi elevado a dignidade de Arcebispo Metropolita de Byalystock e Patriarca Coadjutor da Bielorrussia, por S. B. Mons. Uladyslau I º , Rizy Rysky , e neste mesmo dia devido a precária saúde do Patriarca e de acordo com sua soberana vontade , na Catedral da Dormissão , N Y - EEUU, Monsenhor Busà é eleito unanimemente por todo o Sínodo Bielorrusso como o segundo Patriarca da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava, adotando o nome de Mons. Viktor Iván I Monsenhor Rizy Rysky, em sua condição de Presidente do “World Patriarcates of América”, organizou a administração apostólica de uma possível Igreja Ortodoxa para todo território da República Socialista da Bielorrussia, que atuaria de modo autônomo do Patriarcado em exílio; mas em 20 deJaneiro de 2.001, Mons. Emigidius Rizy Rysky agrupa diferentes Igrejas Ortodoxas dos Estados Unidos sob uma nova jurisdição, denominada “Igreja Ortodoxa Arquiepiscopal do Atlântico “ , ficando a Santa Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava, da Diáspora Mundial, sob à única autoridade de S. B. SS. Monsenhor VIKTOR IVAN I º Busà que atua de modo independente do Patriarcado de Moscou e da Metropolia Russa em exílio, assim como da Igreja Bielorrussa dependente de S.B. Alex II , Patriarca de Moscou. Atualmente a Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava esta presente nas Américas, Europa e África, foi criado em 11 de novembro de 1988 a Metropolia de São Paulo no Brasil, nomeado para o Cargo de Arcebispo o Monsenhor Athanasio, Dr. Luiz Antonio do Nascimento, pela Bula Patriarcal n º 0/258 de 11-11-1988.

A Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava, foi legalizada e protocolada no Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Brasília - DF, em 28-02-1.989, e em 06 de Setembro de 1.991, Monsenhor Athanasio é confirmado como Arcebispo Metropolitano de todo o Brasil, em 19 de abril de 1992 é criada a Metropolia Geral do Patriarcado e por declaração Canônica n º 0/98, Monsenhor Athanasio é elevado à Metropolita Geral do Patriarcado , em 11 de julho de 1.992 , S.B. o Patriarca aprova a Constituição de personalidade jurídica da Metropolia Geral Patriarcal no Brasil e desde 30 de novembro de 1.992 , Monsenhor Athanasio é o novo Vigário Patriarcal no Brasil para ás Américas e toda a Itália , Primaz do Brasil e América do Sul.

Em 23 de Setembro de 2.002, durante visita oficial de S. Eminência Mons. Athanasio á Palermo - Itália, foi aprovado por todo o Santo Sínodo Bielorrusso e por S.B. SS. o Patriarca Viktor Ivan I º Busà a Constituição da Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava (Igreja Ortodoxa Russa Autocéfala em Diáspora) e comunicado oficialmente em 27 de Novembro de 2.002 sob o registro de títulos n º 2787449, por tradução oficial de 27 de Janeiro 2003; a Igreja no Brasil desde 1.996 se encontra empenhada em tarefas ecumênicas, e a partir do ano 2.000, toma parte do CONIC-Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, Organismo Intereclesial formado por Igrejas Cristãs, o CONIC toma parte do C M I – Conselho Mundial de Igrejas, com sede em Genebra-Suíça.
Na República Argentina, em Buenos Aires, a IOBE – Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava, encontra-se legalmente inscrita no Ministério de Relações Exteriores e Culto da Republica Argentina sob n º 15748/2004 da Direção Geral do Registro Nacional de Culto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails