7 de out. de 2010

03 DE OUTUBRO - NASCIMENTO DE ALLAN KARDEC


ALLAN KARDEC

Nascido em Lyon em 3 de outubro de 1804, Hippolyte Rivail era filho do Juiz Jean-Batiste Antoine Rivail e de Jeanne Louise Duhamel. De família católica, ele estudou na Suíça, no Instituto de Yverdon, fundando pelo pedagogo Johann Heinrich Pestalozzi. Localizado no castelo Zahringen, o instituto funcionava em regime de internato e era de orientação protestante. O pseudônimo pelo qual Rivail tornou-se conhecido foi adotado em decorrência que, em uma de suas vidas passadas ele teria sido um druida (como eram chamados os sacerdotes do povo celta) de nome Allan Kardec.

Rivail bacharelou-se em letras e ciências, depois mudou-se para Paris, poliglota, além do francês falava alemão, inglês, italiano, espanhol e holandês. Pedagogo e adepto do método científico, Allan Kardec foi o codificador do espiritismo. Graças a ele, a história das religiões nunca mais foi a mesma. Kardec foi ajudado na tarefa de difundir o espiritismo por sua mulher, a professora Amélie Gabrielle Boudet, com quem se casou em 1832. Os dois nunca tiveram filhos. As primeiras reuniões da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, fundada em 1858 eram realizadas na residência do casal.

Suas obras escritas atingem milhões de livros editados. O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Juntos, os cinco livros formam o alicerce da Doutrina Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails