24 de abr. de 2009

LIMPEZA PSÍQUICA

A limpeza psíquica é uma prática de higiene mental, uma forma de se obter equilíbrio interior e tranqüilidade espiritual, recomendada pelo Racionalismo Cristão.
Consiste ela nas irradiações, que são vibrações espirituais, pelas quais ocorre o arrebatamento de espíritos inferiores para fora da atmosfera da Terra. Esse arrebatamento é feito pelo Astral Superior, que realiza a limpeza psíquica em entrosamento com os pensamentos disciplinados dos seres de boa vontade em exercício mental na Casa-Chefe e nas demais casas racionalistas cristãs, e dos que fazem a sua limpeza psíquica no lar.

A doutrina racionalista cristã aconselha todas as pessoas a terem equilíbrio espiritual e físico, por meio de um viver disciplinado, metódico e consciente, e adverte que o indispensável preparo mental, conseguido através da limpeza psíquica, é tão necessário ao espírito quanto a higiene física é para o corpo.

LIMPEZA PSÍQUICA NO LAR
As pessoas que quiserem proceder à limpeza psíquica em seus lares deverão reunir-se diariamente às 7 e às 20 horas. Não sendo possível cumprir o horário indicado, escolha-se a hora mais conveniente aos que dela participarem. Os que não puderem irradiar em conjunto irradiem individualmente, de preferência em local isolado e nas horas mencionadas.
Quando a limpeza psíquica é feita em conjunto, um dos participantes fará as irradiações em voz alta e os demais o acompanharão mentalmente. Quando só, as irradiações poderão ser feitas mentalmente ou de viva voz. O importante é que durante as irradiações se desliguem de coisas, de pessoas, de tudo que seja material, de modo a obter a mais perfeita concentração, o que possibilitará a religação com o Astral Superior por pensamentos afins.

A limpeza psíquica no lar consiste em irradiar da forma seguinte e na seqüência indicada:
- fazer a Irradiação "A" uma única vez, e, em seqüência,
- repetir a Irradiação "B" durante cinco minutos,
- em seguida, fazer uma Irradiação "B" dirigida ao Astral Superior e, para finalizar,
- fazer uma Irradiação "B" dirigida ao Presidente Astral do Racionalismo Cristão, Antonio Cottas.

IRRADIAÇÃO "A"
Ao Astral Superior

Grande Foco! Força Criadora!
Nós sabemos que as leis que regem o Universo são naturais e imutáveis, e a elas tudo está sujeito.
Sabemos também que é pelo estudo, raciocínio e sofrimento derivado da luta contra os maus hábitos e as imperfeições que o espírito se esclarece e alcança maior evolução.
Certos do que nos cabe fazer, e pondo em ação o nosso livre-arbítrio para o bem, irradiamos pensamentos aos Espíritos Superiores, para que eles nos envolvam na sua luz e fluidos, fortificando-nos para o cumprimento dos nossos deveres.

IRRADIAÇÃO "B"
Grande Foco! Vida do Universo!
Aqui estamos a irradiar pensamentos às Forças Superiores para que a luz se faça em nosso espírito, e ele tenha consciência dos seus erros, a fim de repará-los e evitar o mal.

As irradiações que o Racionalismo Cristão aconselha constituem simples preparo mental, nada valendo se aqueles que as estiverem fazendo não procurarem sentir bem o seu significado.
Para melhor alcance do objetivo a que as irradiações são dirigidas, destacamos cada uma das suas sentenças e o que significam:

SIGNIFICADO DAS IRRADIAÇÕES

IRRADIAÇÃO "A" - Ao Astral Superior
Grande Foco! Força Criadora!
Essas expressões definem a direção das irradiações. Astral Superior são espíritos evoluídos cuja ação, através do Racionalismo Cristão, beneficia a humanidade. Grande Foco ou Força Criadora designa o princípio inteligente, imaterial, ativo e transformador na sua concepção universal, do qual todos os seres são partículas integrantes.

Nós sabemos que as leis que regem o Universo são naturais e imutáveis e a elas tudo está sujeito.

É uma afirmação categórica, indicativa de que os que irradiam estão esclarecidos sobre a espiritualidade verdadeira, e sustentam que no Universo não há o acaso, o imprevisto, porque todos os fatos obedecem a uma ordem geral, segundo determinações prévias de causa e efeito.

Sabemos também que é pelo estudo, raciocínio e sofrimento derivado da luta contra os maus hábitos e as imperfeições que o espírito se esclarece e alcança maior evolução.
É outra afirmação indicativa de que, pelo estudo dos princípios racionalistas cristãos, pelo uso do raciocínio e pelos sofrimentos oriundos da luta pela vida a que todos estão sujeitos, o ser humano consegue aumentar o seu acervo espiritual, manifestado em esclarecimento progressivo e conseqüente evolução.

Certos do que nos cabe fazer,...

É a declaração que traduz o senso da responsabilidade no que concerne ao cumprimento dos deveres cotidianos.

...e pondo em ação o nosso livre-arbítrio para o bem,...

É o compromisso que o ser assume, consigo mesmo, de praticar o bem, visto que, sem esse propósito, as portas por onde penetram os maus pensamentos não estarão fechadas. O livre-arbítrio foi concedido à pessoa que raciocina com o fim de ser aplicado para o bem.

...irradiamos pensamentos aos Espíritos Superiores,...

Desde que o objetivo é o de estabelecer contato com o Astral Superior, as irradiações se dirigem a esses espíritos evoluídos, pouco importando quais sejam, porque qualquer deles está animado de um só desejo, que é o de ajudar a promover a evolução dos seres.

...para que eles nos envolvam na sua luz e fluidos,...

Assim como a limalha do ferro, atraída pelo ímã, fica debaixo da sua ação magnética, os seres, unidos por vibrações aos espíritos superiores, ficam, igualmente, sob a ação de sua luz e fluidos.

...fortificando-nos para o cumprimento dos nossos deveres.

O empenho no sentido de dar o melhor cumprimento possível aos deveres deverá ser uma aspiração constante que se reafirma em cada irradiação proferida, que tem o dom de fortificar o espírito na luta pela vida.

IRRADIAÇÃO "B" - Grande Foco! Vida do Universo!
Alerta o ser para a realidade do fato de que a Força Criadora também é vida e, como tal, penetra todo o Universo. Vida do Universo é, pois, uma expressão que afirma ser o Universo cheio de vida proveniente do Grande Foco.

Aqui estamos a irradiar pensamentos às Forças Superiores para que a luz se faça em nosso espírito, e ele tenha consciência dos seus erros, a fim de repará-los e evitar o mal.

A finalidade das irradiações é estabelecer contato com as Forças Superiores. Sabe-se que o desejado esclarecimento leva cada ser a tornar-se consciente dos seus erros, das suas falhas, das suas imperfeições, como ponto de partida para a reparação dos mesmos e para evitar que se repitam.

Conforme se vê, as irradiações não são um agrupamento de palavras para serem repetidas automaticamente, mas encerram um elevado sentido espiritual e concentram, na sua essência, um resumo doutrinário do Racionalismo Cristão. Não seria possível dizer mais em tão poucas palavras, para que bem possam ser conservadas na memória. Faça-se, na vida prática, o que elas indicam, e tudo irá bem. Quando as irradiações se elevam com convicção, atingem, invariavelmente, a meta, e o Astral Superior, ao qual são dirigidas, capta as suas vibrações. Conquanto não sejam rezas nem orações, são, no entanto, manifestações de almas que procuram se corresponder.
A limpeza psíquica representada pela Irradiação "A" seguida pela repetição da Irradiação "B" por cinco minutos impõe-se para permitir a fixação e coordenação dos pensamentos das pessoas que irradiam, dando oportunidade ao Astral Superior de exercer a purificação do ambiente em que se encontram, e dos próprios participantes.

ÁGUA FLUIDIFICADA - PREPARAÇÃO NO LAR
A água potável pode ser fluidificada no lar, bastando para isso colocar em uma ou mais vasilhas a quantidade de água que se deseja fluidificar. Junto a essas vasilhas, uma ou mais pessoas farão mentalmente, ou uma delas de viva voz, a Irradiação "A" e, a seguir, a Irradiação "B", que será repetida por cerca de dois minutos.
Por conter fluidos espargidos pelo Astral Superior durante as irradiações, a água assim fluidificada não deve ser fervida, podendo ser conservada em geladeira e usada sem restrição por qualquer pessoa, especialmente as obsedadas em processo de normalização psíquica.

VALOR DO PENSAMENTO
O pensamento é vibração do espírito, manifestação da inteligência, poder espiritual. Pensar é raciocinar, é criar imagens, é conceber idéias, é construir para o presente e para o futuro. É pelo pensamento que a pessoa descobre, esclarece, resolve os problemas da vida.

VALOR DA VONTADE
O ser esclarecido pela doutrina racionalista cristã não se submete aos vícios do álcool, do fumo, do jogo e a tudo que degrada, inferioriza e enferma. A vontade fraca anima o pensamento débil; a vontade forte, o pensamento vigoroso. O ser humano deve impor-se pela seriedade dos seus atos, pela nobreza do seu caráter, por seu porte moral.

VALOR DA DISCIPLINA
O Racionalismo Cristão ensina que a disciplina é indispensável na vida das pessoas. Sem disciplina não há ordem: disciplina no espírito, dominando as emoções e os ímpetos, disciplina no trabalho e na recreação. Disciplinando os seus atos e vivendo ordenadamente, todos têm tempo para trabalhar, descansar e instruir-se.

VALOR DO TRABALHO
Trabalhar é condição indispensável a todo ser humano. A ociosidade é causa de grandes males, não só psíquicos, como a obsessão, mas até físicos.

RECOMENDAÇÃO
É indispensável ler os livros Racionalismo Cristão e A vida fora da matéria, editados pelo Centro Redentor, e de importância fundamental freqüentar com assiduidade as sessões públicas de limpeza psíquica realizadas em todas as Casas Racionalistas Cristãs, conforme horário indicado neste folheto.

Fonte: Site Racionalismo Cristão

Um comentário:

Anônimo disse...

Irmãos, todos os textos aqui presentes são maravilhosos. A reunião da Uni-Luz de ontem (dia 20 de maio) foi ótima! Muita gente boa e interessante reunidas. Aproveito para mandar um abração aos senhores, e um beijão às senhoras e senhoritas! Estou criando um blog (tentando faze-lo, pois pouco sei de net), no qual tenho a ousadia de colocar o endereço eletrônico do blog Universalista, a fim de divulgá-lo. o endereço é:

http://neyclaudio.wordpress.com

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails