28 de jul. de 2009

ESPECIAL OS CHACRAS | CHACRA CARDÍACO (ANAHATA)

CHACRA CARDÍACO, OU ANAHATA (em sânscrito, centro do som inviolado)

Localizado no meio do peito, na altura da linha dos mamilos, tem o ar como elemento e é associado ao timo, ao coração e aos pulmões. Sua função é assegurar a imunidade e integrar os três primeiros chacras (relacionados à matéria) com os três últimos (ligados à espiritualidade). Esse chacra favorece a inteligência emocional e o desenvolvimento da capacidade de amar, perdoar e nutrir a compaixão. “Quando está em equilíbrio, o indivíduo não se deixa levar pelas emoções”, afirma Maísa Misiara. Bloqueado, pode causar tristeza, solidão e medos. No campo físico, pode provocar doenças respiratórias e cardíacas. Hiperativado, faz com que a pessoa busque atenção e afeto a qualquer custo.


Como equilibrá-lo
Visualize tons de verde ou rosa na altura do coração. Pedras recomendadas para ajudar na mentalização: esmeralda, quartzo verde ou rosa, turmalina melancia, que mescla as cores verde e rosa ou vermelha no centro, ou a pedra-da-lua, que é translúcida. Posicione-as em cima do chacra.

De acordo com Alícia Goiriz, os óleos essenciais de sândalo, melissa ou manjerona são perfeitos para acalmar a energia no chacra do coração; já os de pinheiro, eucalipto, rosa e jasmim podem estimulá-lo.

O bija mantra ligado ao chacra é o YAM. Sente-se com as pernas cruzadas e a coluna reta, em cima de uma base confortável, e entoe a sílaba, concentrando-se na região do chacra. Medite pensando nas qualidades do ar, como leveza e espaço, e visualize o chacra do coração. Inspire profundamente algumas vezes e depois relaxe.


Para refletir – Sinta que o amor e a compaixão em você se convertem em fonte de inspiração para os que estão a sua volta.

Fonte: Revista Bons Fluidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails