7 de jul. de 2009

ESPECIAL OS CHACRAS | CHACRA RAIZ (MULADHARA)


CHACRA DA RAIZ, OU MULADHARA (em sânscrito, mula = raiz; adhara = base)

Situado na base da coluna, entre o ânus e os órgãos genitais, é abastecido pela energia da terra e comanda os instintos de sobrevivência, a autoconfiança e a nossa relação com o mundo prático. "Quando ele está saudável, a pessoa torna-se dinâmica, ativa e segura de si", constata Maísa Misiara. Não só: esse ponto luminoso nos recupera rapidamente de situações relacionadas ao estresse e afasta o envelhecimento precoce. Uma vez debilitado, é capaz de provocar insegurança e baixar a autoestima. Se muito estimulado, causa ganância e apego exagerado às coisas materiais. No plano físico, toma conta do intestino grosso, do sistema linfático, dos ossos, das pernas e dos pés e ainda está relacionado às glândulas suprarrenais.

Como equilibrá-lo
"Para acalmar esse centro energético, aplique uma ou duas gotas de óleo essencial de cedro, manjerona ou lavanda, diluídas em óleo vegetal ou álcool, na base do crânio ou em cima do chacra. Se a intenção é estimulá- lo, use alecrim, manjericão, pinho ou patchuli", indica a terapeuta Alícia Goiriz, diretora de educação e pesquisa da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Aromaterapia.

Imagine uma luz vermelha, que é a cor associada ao chacra da raiz, vibrando bem em cima dele. Se quiser, coloque rubi, granada, ônix ou turmalina preta sobre a região. "Os cristais são ótimos condutores e amplificadores de energia", justifica Miriam Carvalho, terapeuta especializada em pedras, de São Paulo.

"O bija mantra (mantra resumido, mono ou bissilábico) associado ao chacra da raiz é LAM", conta Maísa Misiara. Sente-se com a coluna reta, visualize a base dos quadris e comece a entoá-lo.

Para refletir – Estou em harmonia com as atividades do cotidiano, pois a minha existência está perfeitamente enraizada nele. Encontro segurança e estabilidade vivendo em plena conexão com as tarefas do meu dia-a-dia.

Fonte: Revista Bons Fluidos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails