28 de jul de 2009

ESPECIAL OS CHACRAS | CHACRA CARDÍACO (ANAHATA)

CHACRA CARDÍACO, OU ANAHATA (em sânscrito, centro do som inviolado)

Localizado no meio do peito, na altura da linha dos mamilos, tem o ar como elemento e é associado ao timo, ao coração e aos pulmões. Sua função é assegurar a imunidade e integrar os três primeiros chacras (relacionados à matéria) com os três últimos (ligados à espiritualidade). Esse chacra favorece a inteligência emocional e o desenvolvimento da capacidade de amar, perdoar e nutrir a compaixão. “Quando está em equilíbrio, o indivíduo não se deixa levar pelas emoções”, afirma Maísa Misiara. Bloqueado, pode causar tristeza, solidão e medos. No campo físico, pode provocar doenças respiratórias e cardíacas. Hiperativado, faz com que a pessoa busque atenção e afeto a qualquer custo.


Como equilibrá-lo
Visualize tons de verde ou rosa na altura do coração. Pedras recomendadas para ajudar na mentalização: esmeralda, quartzo verde ou rosa, turmalina melancia, que mescla as cores verde e rosa ou vermelha no centro, ou a pedra-da-lua, que é translúcida. Posicione-as em cima do chacra.

De acordo com Alícia Goiriz, os óleos essenciais de sândalo, melissa ou manjerona são perfeitos para acalmar a energia no chacra do coração; já os de pinheiro, eucalipto, rosa e jasmim podem estimulá-lo.

O bija mantra ligado ao chacra é o YAM. Sente-se com as pernas cruzadas e a coluna reta, em cima de uma base confortável, e entoe a sílaba, concentrando-se na região do chacra. Medite pensando nas qualidades do ar, como leveza e espaço, e visualize o chacra do coração. Inspire profundamente algumas vezes e depois relaxe.


Para refletir – Sinta que o amor e a compaixão em você se convertem em fonte de inspiração para os que estão a sua volta.

Fonte: Revista Bons Fluidos

O BARALHO CIGANO LENORMAND

A origem do Baralho Cigano Lenormand tem duas versões. Na primeira delas, este magnífico jogo de cartas estaria relacionado ao Petit Lenormand. Este Baralho composto de 36 cartas foi criado por Anne Marie Adelaide Lenormand, uma francesa nascida na cidade de Alençon, em 1772. Mademoiselle Lenormand ficou famosa pela precisão de suas previsões, atendendo a figuras ilustres da realeza da França. Numa casa de altos e baixos em Paris, esta mulher jovem, acompanhada de seu gato preto, espalhava sobre a mesa as cartas do seu Baralho e previa o futuro de seus nobres consulentes. Ela atendia figuras da alta sociedade da época e grandes líderes, como Robespierre e o Imperador Napoleão Bonaparte.

Além de cartomante, Mademoiselle Lenormand era astróloga, quiromante, numeróloga e tinha muitos outros conhecimentos como geomancia, dominomancia, cafeomancia. Ela revolucionou o conhecimento da Cartomancia, na época, utilizando flores, ervas e talismãs junto com seu jogo de cartas. Com seu desencarne, em 25 de junho de 1843, muita desta sabedoria desapareceu com ela. Somente cinqüenta anos depois, alguns manuscritos de Lenormand foram recuperados e mais tarde divulgados.

Na segunda versão, o Baralho Cigano Lenormand, teria sido descoberto e propagado por este povo mágico que são os Ciganos. Através do seu modo singular de vida migrando de um lugar para outro, eles popularizaram seu jogo de cartas com figuras singelas e de fácil entendimento. Foi desse mesmo modo, que este povo nômade, nos presenteou com a expansão de muitas outras artes advinhatórias, como a Quiromancia, por exemplo, originária da Índia.

Seja qual for a verdadeira origem e a descrição histórica deste Baralho, vale lembrar: é fácil notar que a origem da maioria dos oráculos ao qual temos acesso hoje geralmente é deficiente, visto que a humanidade já passou por vários períodos de repressão, tendo assim, perdido muito conhecimento no campo do ocultismo. Se não fosse a persistência e a coragem de diversos mestres da filosofia esotérica, não poderíamos desfrutar hoje deste e de outros maravilhosos jogos de cartas.

O Baralho Cigano Lenormand é constituído por 36 cartas, numeradas ordinalmente e relacionadas aos 4 naipes que constituem a Cartomancia tradicional. Estes naipes -Copas, Ouros, Espadas e Paus - correspondem aos 4 elementos alquímicos: água, terra, fogo e ar. Estes elementos representam respectivamente, a emoção, a matéria, o espírito e a razão.

Com arquétipos de fácil visualização, sua leitura apresenta aparente facilidade. Por este motivo é visto também, equivocadamente, como um instrumento “pobre”. Ou seja, não tão rico quanto o Tarot tradicional que a maioria de nós conhece, aquele que apresenta os 22 Arcanos Maiores. No entanto, a posição das cartas, a comparação entre uma e outra, é que especifica a mensagem do jogo feito com o Baralho Cigano Lenormand.

Este último encanta também pela magia relacionada a ele. Muitos o jogam cercados de apetrechos como velas coloridas, incensos, frutas e outros objetos. Mas, existem também aqueles que jogam o mesmo Baralho sem nenhum artifício. Vale lembrar que o mais importante é o jogo propriamente dito e a mensagem contida nele. O ritual é secundário.

O Baralho Cigano Lenormand, assim como qualquer jogo de cartas, através dos seus arquétipos, envia mensagens que muitas vezes estão bloqueadas em nosso inconsciente. Extremamente valioso para o nosso dia-a-dia, como se fosse um amigo, um confidente, pode nos orientar para decisões mais acertadas e também nos prevenir dos perigos que nos cercam.

Escrito por Alex de Oxóssi

22 de jul de 2009

ESPECIAL OS CHACRAS | CHACRA DO PLEXO SOLAR (MANIPURA)

CHACRA DO PLEXO SOLAR, OU MANIPURA (em sânscrito, cidade da jóia)

Considerado o centro de poder do corpo, pois governa a vitalidade, a energia e os impulsos, esse chacra fica na altura do um bigo. “O prana (energia vital) penetra no corpo material por essa região”, conta Maísa Misiara. Também está relacionado à assimilação das emoções, ao egocentrismo, ao apego, aos desejos e às ambições. No nível físico, está ligado ao pâncreas e, quando enfraquecido, pode facilitar o surgimento de azia, má digestão, úlcera e diabetes. Já no campo psíquico, atenção, causa submissão e baixa autoestima. Quando muito estimulado, traz agitação. Seu elemento é o fogo.

Como equilibrá-lo
Ilumine a região localizada acima da cintura com a cor amarelo-ouro. A terapeuta de cristais Miriam Carvalho indica a utilização de citrino natural e topázio imperial para essa mentalização.

Espalhe, na base do crânio ou sobre o chacra, uma ou duas gotinhas de óleo essencial de manjericão, verbena ou limão para acalmá-lo. Se a intenção for ativá-lo, opte por cravo, bergamota, patchuli ou pinho.

Sente-se com a coluna ereta sobre uma base confortável, feche os olhos e entoe o bija mantra RAM, levando sua atenção até o chacra do plexo solar. Repita o som em silêncio sempre que precisar de ajuda para acreditar em si mesma ou finalizar uma tarefa. Medite imaginando o fogo, que está relacionado a esse chacra. Pense no poder transformador desse elemento e visualize a ponta de uma chama se desfazendo no ar.

Para refletir – Equilibre sua necessidade de comandar os diferentes aspectos da vida praticando o serviço desinteressado.

19 de jul de 2009

BORISKA, O MENINO CRISTAL


Membros de uma expedição à zona anómala situada no norte da região Volgogrado, mais conhecido como "Medvedetskaya gryada", contaram-me uma história de um rapaz incomum, chamado Boriska.

"Você pode imaginar, enquanto todos estavam sentados à volta de uma fogueira à noite, uma criança (cerca de 7 anos de idade) de repente pediu a atenção de todos. Levantou, ele queria falar a todos a respeito da vida em Marte, sobre seus habitantes e suas viagens para a terra, " conta uma das testemunhas . Todo o mundo ficou em silêncio. Foi incrível! O garotinho, com enormes olhos vivos estava estava prestes a revelar uma magnífica história a respeito da civilização marciana, sobre cidades megalíticos, suas naves espaciais e voos para diversos planetas, sobre Lemuria, um país maravilhoso, cuja a vida que ele conhecia em detalhes, uma vez que descera lá, e fizera amigos lá …

As achas de madeira estalando, a noite de nevoeiro cobria o território e o imenso céu escuro estava cheio de pequenas estrelas pareciam esconder algum tipo de mistério. Sua história durou cerca de uma hora e meia. Um dos membros da expedição foi esperto o bastante para gravar toda a narrativa .

Muitos foram surpreendidos por dois factores distintos. Em primeiro lugar, o garoto possuía excepcionalmente profundo conhecimento. Seu intelecto era obviamente muito distante do de um menino tipico de 7 anos de idade . Nem todos os professores seriam capazes de narrar toda a história da Lemuria e seus habitantes em tais detalhes. Você será capaz de encontrar qualquer menção deste país nos manuais escolares. A ciência moderna ainda não provou a existência de outras civilizações.

Em segundo lugar, fomos todos surpreendidos com a linguagem adiantada que o garoto utilizava . Estava muito acima da que os meninos de sua idade normalmente usam. S eu conhecimento da terminologia específica, detalhes e fatos de Marte e da Terra nos fascinaram a todos.

"Porque é que ele começou a narração naquele lugar," disse o meu interlocutor. "Talvez, simplesmente foi tocado pela atmosfera geral do nosso acampamento, com pessoas bem informadas e de mente aberta e capazes de o entender," continuou ele.

"Poderia ele ter inventado isso tudo?"

"Duvidoso", disse o meu amigo". "Para mim, isto parece como que o garoto estava compartilhar suas recordações pessoais de vidas passadas. É praticamente impossível inventar tais histórias; alguém realmente teria de conhece-las ."

Hoje, após encontrar com pais de Boris e conhecer melhor o menino, eu comecei a analisar cuidadosamente todas as informações obtidas ao redor da fogueira. Ele nasceu na cidade de Volzhskii num hospital suburbano, embora oficialmente, com base nos documentos oficias, a sua terra natal é a cidade de Zhirnovsk, na região de Volgogrado. Seu aniversário é 11 de janeiro de 1996. (Talvez esta informação seja útil para os astrólogos).
Seus pais parecem ser pessoas maravilhosas. Nadezhda, a mãe de Boriska, é um dermatologista numa clínica pública. Ela foi graduada no instituto médico de Volgogrado, em 1991. O pai do garoto é um funcionário aposentado. Ambos eles ficariam felizes se alguém pudesse desvendar algum mistério com a ajuda do seu filho. Por enquanto, estão a observar o crescimento da criança.

- Após Boriska nascer, em 15 dias notei que ele era capaz de manter a cabeça erecta" , diz a Nadezhda. Sua primeira palavra que pronunciou foi "baba", quando ele tinha 4 meses de idade e depois começou a falar muito em breve. Com 7 meses, ele construiu sua primeira frase, "eu quero um prego." Disse esta frase após ver um prego encravado na parede. Mais notável foi que, a suas habilidades intelectuais ultrapassavam habilidades físicas.

- Como é que essas habilidades se manifestavam?

- Quando Boris tinha apenas um ano de idade, comecei a lhe dar cartas, e adivinhem o que aconteceu, entre os 1 e 5 anos ele era capaz de ler o jornal. Não demorou muito para ele se familiarizar com as cores e seus tons . Ele começou a pintar aos 2 anos.

Então, logo depois que completou 2 anos, o levamos para o centro de puericultura . Os professores ficaram todos surpresos com os seus talentos e sua maneira de incomum de pensar. O menino possui uma memória excepcional e uma incrível capacidade para captar novas informações. Contudo, os seus pais logo notaram que seu filho estava adquirindo esses informações inéditas, de algum outro lugar …

- Ninguém nunca ensinou-lhe essas coisas, disse a Nadya. Mas, às vezes, ele sentava nessa posição de lótus e começava novamente a falar. Ele falava sobre Marte, sobre sistemas planetários, civilizações distantes… não podíamos acreditar com nossos próprios olhos aquilo que ouvíamos. Como pode uma criança saber tudo isso? Cosmos, histórias sem fins de outros mundos e dos imensos céus, são como mantras diários para ele desde que ele completou 2 anos.

Foi então que Boriska nos disse sobre sua vida anterior em Marte, sobre o fato de que o planeta foi, de facto, habitada, mas como resultado das mais poderosas e destrutivas catástrofe, perdera sua atmosfera e que hoje todos os seus habitantes tiveram de viver em cidades subterrâneas. Desde de então, ele viajava para a terra muitas vezes em negócios e outros fins de investigação. Parecia que Boriska propriamente pilotava sua nave. Isso aconteceu durante os tempos das civilizações Lemurianas. Ele tinha um amigo lemuriano que morreu na sua presença …

- Houve uma grande catástrofe na terra. Um gigantesco continente foi consumido pelas águas tormentosas. Então, de repente, uma enorme rocha caiu sobre uma construção… o meu amigo estava lá…, diz Boriska. Eu não pude salva-lo. Estamos destinados a nos encontrar as vezes nesta encarnação.

O rapaz contou tudo sobre o incidente, como se isso tivesse acontecido ontem. Ele sente um desgosto pela morte de seu melhor amigo como se ele fosse culpado.

Um dia, ele encontrou um livro no saco da sua mãe intitulada "De Onde Viemos?", de Ernst Muldashev. Você deveria ter visto a felicidade e fascinação que esta descoberta desencadeou no rapaz. Ele alistou as páginas durante horas, olhando para esboços de Lemuria, fotos do Tibet. Ele então começou a falar alto sobre o intelecto dos Lemurianos

- Mas Lemuria deixou de existir no mínimo… 800 000 anos atrás, eu afirmei. Lemurianos tinham 9 metros de altura! Estou certo? Como você pode lembrar tudo isso?

- Eu lembro, respondeu o rapaz.

Mais tarde, ele começou a recordar doutro livro de Muldashev intitulado "Em Busca da Cidade dos Deuses". O livro é essencialmente dedicado aos antigos túmulos e pirâmides. Boriska firmemente declarou que as pessoas encontrarão o conhecimento sob uma das pirâmides (não a pirâmide de Quéops ). E isso ainda não tinha sido descoberto. "A vida irá mudar quando a Esfinge for aberta" disse ele e acrescentou que a grande Esfinge tem um mecanismo de abertura em algum lugar atrás da sua orelha (mas ele não se recorda exactamente onde). O menino também fala com grande paixão e entusiasmo sobre a civilização Maia . Segundo ele, sabemos muito pouco sobre esta grande civilização e seu povo.

Interessantemente, Boriska acha que agora finalmente chegou o tempo para que os "seres especiais" nasçam na Terra. "O renascimento do planeta se aproxima. Novos conhecimentos virão em grande quantidade, trazendo uma mentalidade diferente para os terráqueos."

- Como é que você sabe sobre essas crianças dotadas e porque isso ira acontecer? Tem consciência de que eles são chamados de miúdos "índigo"?

- Eu sei que elas estão a nascer. No entanto, eu não conheço ninguém em minha cidade ainda. Talvez possa ser esta menina chamada Yulia Petrova. Ela é a única pessoa que acredita em mim. Outros simplesmente riem das minhas histórias. Algo vai acontecer na terra, é por isso que estas crianças serão importantes. Elas serão capazes de ajudar as pessoas. Os pólos vão se inverter . A primeira grande catástrofe com um dos continentes acontecerá em 2009. Próxima acontecerá em 2013 e será ainda mais devastadora.

- Não sente medo que a sua vida também possa terminar como resultado dessa catástrofe?

- Não tenho medo da morte porque nós vivemos eternamente.... Não receio nem um pouco. Viví uma catástrofe em Marte uma vez. Ainda vivem ali pessoas como nós. Porém, após a guerra nuclear, tudo queimou-se. Algumas dessas pessoas conseguiram sobreviver. Eles construíram abrigos, e novos armamentos. Ocorreu também um deslocamento de continentes lá, embora o continente não era tão grande. Os Marcianos respiram gás. Em caso deles regressarem ao nosso planeta, teriam de ficar próximos a canos de descarga e inspirar a fumaça .

- Você prefere respirar oxigênio?

- Uma vez possuindo este corpo, tem-se que respirar oxigénio. No entanto, marcianos não gostam deste ar, o ar da terra, porque causa envelhecimento. Marcianos são relativamente jovens, com cerca de 30-35 anos. A quantidade dos bebes marcianos aumentará anualmente.

- Boris, porque nossas sondas espaciais desaparecem ou falham antes de chegar a Marte?"

-Marte transmite sinais especialmente destinados a destrui-las. Tais missões contem radiação maléfica. (sondas movidas a plutonio?)

"Eu estava impressionado com o conhecimento dele sobre esse tipo de radiação. E absolutamente verdadeiro. Em 1988, um residente de Volzhskii, Yuri Lushnichenko, um homem com poderes extra-sensoriais, tentou alertar as autoridades soviéticas sobre a queda inevitável das primeiras missões soviéticas a Marte, "Fobos 1" e "Fobos 2". Ele também mencionou esse tipo de radiação desconhecida e maléfica sobre o planeta. Obviamente, ninguém o levou a serio então."

"O que você sabe sobre dimensões múltiplas? Você sabe que não se pode voar em trajectórias retas, mas sim manobrando através do espaço multidimensional?"

Boriska imediatamente se levantou e começou a despejar todos os fatos sobre UFOs. "Nós decolamos e pousamos na Terra a todo momento!" O garoto pegou um giz e começou a desenhar um objecto oval sobre o quadro negro. "Ele consiste de seis camadas", disse. 25% - camada externa, feita de metal durável, 30% - segunda camada feita de algo similar а borracha; a terceira camada compreende 30% - novamente de metal. Os últimos 4% são compostos de uma camada magnética especial. Se carregamos essa camada magnética com energia, essas maquinas serão capazes de voar a qualquer ponto do Universo."

Será que Boriska tem uma missão especial a cumprir? Ele tem consciência disso? Coloquei essas questões a seus pais e a ele próprio.

"Ele afirma que pode prever”- diz sua mãe. “Ele diz saber algo a respeito do futuro da Terra. Ele diz que a informação terá o papel mais significativo no futuro."

"Boris, como você sabe de tudo isso?"
"Está dentro de mim."

"Boris, diga-nos porque as pessoas ficam doentes."

"A doença resulta da incapacidade das pessoas de viverem adequadamente e serem felizes. Você deve esperar pela sua metade cósmica. Alguém jamais deveria envolver-se e bagunças o destino de outros indivíduos. As pessoas não deveriam sofrer por seus erros passados, e sim entrar em contato com aquilo que lhe foi predestinado e tentar alcançar as alturas e conquistar seus sonhos. (essas são as exactas palavras que ele usou)
Vocês têm de ser mais simpáticos e calorosos. Caso alguém o ataque, abrace seu inimigo, peça-lhe perdão e ajoelhe-se diante dele. Se alguém o odeia, ame-o com todo fervor e devoção e peça-lhe desculpas. Essas são as regras do amor e da humildade. Sabem porque os lemurianos pereceram? Eu tenho parte da culpa. Eles não desejavam mais se desenvolver espiritualmente. Eles se afastaram do caminho predestinado e assim destruíram a unidade global planetária. O Caminho da Magia leva a lugar nenhum. O Amor é a verdadeira Magia!"

"Como você sabe disso tudo?"

"Eu sei. Kailis".

"O que você disse?"

"Eu disse olá. Essa é a linguagem do meu planeta."

Fonte: Matéria de Dério Nunes para o jornal PRAVDA.

Em breve disponibilizaremos um vídeo com uma entrevista completa de Boriska.

Paz e luz a todos irmãos!!

17 de jul de 2009

NOVA ORDEM DE JESUS

1a MENSAGEM DE ENSINAMENTOS ESPIRITUAIS
Ditada pelo Apóstolo Thomé - Em 13-6-1970 - Rio de Janeiro - Brasil

O QUE O MUNDO necessita de ouvir em meio à treva em que se encontra mergulhado, para que desperte e lute pela sua redenção espiritual antes que se faça tarde de mais, são as palavras que o Senhor Jesus do Alto lhe envia através desta e de outras Mensagens que se seguirão. O fim do século aproxima-se, e com ele uma série de modificações a abrangerem toda a vida terrena, com o fim de preparar a humanidade encarnada para o advento do próximo século. O Senhor Jesus cansou de esperar que as religiões disseminadas no mundo conseguissem despertar e conduzir as almas para a sua verdadeira meta espiritual, o que entretanto não foi conseguido até agora. Apenas uma reduzida percentagem de almas tem conseguido elevar-se acima dos interesses materiais e estabelecer ligação com o coração do Senhor, segundo as observações que acabam de concluir-se no plano espiritual. E como não haja mais do que o tempo necessário para uma ação imediata, o Senhor Jesus acaba de instalar neste plano terreno a Sua NOVA ORDEM destinada a congregar todas as almas encarnadas e conduzí-las ao destino que vieram tentar alcançar na sua presente vivência terrena.

O Senhor Jesus vem declarar ao coração de todos os homens e mulheres em condições de entender a Sua palavra, que a criação e instalação da Sua NOVA ORDEM representa, em última instância, a tábua de salvação para todas as almas que desejem agarrá-la em meio ao imenso oceano de perturbação em que ainda se encontram. O Senhor Jesus lamenta, profundamente, que ao término de vinte séculos de Sua vinda à Terra em corpo humano, aquelas mesmas almas que já na Terra se encontravam ainda permaneçam voltadas para os transitórios interesses materiais, desligadas do seu verdadeiro interesse espiritual, aquele pelo qual tem vindo à Terra inúmeras vezes. Eis, porém, que, com o término do presente século, tem de terminar também as oportunidades concedidas às almas presentemente encarnadas, para que concluam o seu aprendizado terreno, e se libertem da crosta mais ou menos densa que ainda envolve a grande maioria. É tempo de que os filhos e filhas que presentemente desfrutam uma nova
encarnação, encontrem alguns momentos nas vinte e quatro horas do dia para se comunicarem com o Senhor Jesus, para dizer-Lhe que existem, e onde se encontram, nas diversas regiões do mundo.

O Senhor Jesus acaba de se instalar no solo terreno para dirigir Ele próprio a Sua NOVA ORDEM, dado que mais tempo não resta para que todas as almas se preparem para uma partida que não tem data prefixada. O Senhor Jesus vem dirigir em Espírito esta NOVA ORDEM, com o objetivo de convocar todos os homens e mulheres a olharem um pouco mais para dentro de si, para o seu “EU” espiritual, e menos para o seu exterior, que à Terra pertence e aqui terá de permanecer ao término de sua presente existência. O Se nhor Jesus deseja dizer aos homens e mulheres que todos são Espíritos dirigindo o corpo de carne que lhes permite permanecer no solo terreno, mas que ao fim todos tem de regressar ao mundo espiritual, de onde vieram pela
milésima vez à Terra. Assim, pois, sabendo que todos são Espíritos transitoriamente encarnados, devem voltar seus pensamentos diariamente para o Alto, a fim de receberem as intuições e a inspiração de que necessitam, tanto ou mais do que o alimento para o corpo. Sendo Espíritos encarnados, como realmente são, e sabendo que a existência terrena não vai além de poucas dezenas de anos, ao fim dos quais tem de largar na Terra o que a Terra pertence, nada mais aconselhável a esses filhos encarnados do que se voltarem para o Senhor Jesus, que os espera no Alto, quando o seu momento chegar.

A NOVA ORDEM DE JESUS tem, pois, a finalidade de trazer à todas as almas a palavra do Senhor, que é esta palavra que aqui está, ditada pelo Senhor Jesus ao mesmo tempo que o Senhor se instala no solo terreno com a finalidade de assistir e ajudar a todas as almas encarnadas. Por intermédio dos Seus emissários, o Senhor Jesus divulgou os conselhos que podem ajudar as almas de boa vontade a encontrar e seguir o caminho que mais rapidamente as pode conduzir à meta que vieram alcançar na presente encarnação. Vem agora o Senhor Jesus, Ele próprio, com Sua NOVA ORDEM, visando a decidir aqueles que ainda se conservam indiferentes ao divino chamado, já na undécima hora, porque mais tempo não há.

Um dos passos aconselhados pelo Senhor em Sua NOVA ORDEM é o estabelecimento do princípio da fraternidade entre todas as almas encarnadas como se irmãos consangüíneos fossem, para que se reconheçam, ajudem é amem, e dessa maneira comecem a preparar o verdadeiro caminho do seu progresso espiritual. A circunstância de uma criatura humana passar a considerar verdadeiros irmãos as demais criaturas, e neste pensamento as incluírem também nas suas orações diárias, já lhes acarreta um princípio de luminosidade que se instala definitivamente em seu Espírito. Como efeito deste princípio de luminosidade, os atos e pensamentos de tais criaturas passam a orientar-se no sentido da fraternidade, e de tal maneira, que em breve prazo essas criaturas passam a sentir-se tão felizes e tranqüilas em sua vivência terrena, que bendirão o sentimento de fraternidade que instalaram em seu coração. Suas almas alcançaram dessa maneira uma nova e maior penetração espiritual, recebendo em troca um volume de intuições e inspirações que lhes permite vencer obstáculos que antes lhes pareceriam intransponíveis.

Podereis perguntar, talvez, se o Senhor Jesus vem estabelecer na Terra uma nova religião através desta Sua NOVA ORDEM. Absolutamente, é a resposta à pergunta imaginária. O que o Senhor visa com a Sua NOVA ORDEM é colaborar com as numerosas religiões existentes, na espiritualização das almas encarnadas, um grande número das quais, por falta dos necessários esclarecimentos, ainda supõem que a vida terrena termina na sepultura e que nada mais existe depois. É necessário, portanto, que as religiões existentes modifiquem seus ensinamentos a respeito, passando a ensinar aos seus adeptos que a vida do ser humano é eterna, infinita, e que o corpo é o único que morre, enquanto o Espírito retorna ao plano espiritual para continuar a viver a sua verdadeira vida. É mister que as religiões terrenas que desejarem cumprir esta missão perante a Divindade, separem definitivamente os interesses materiais, humanos, dos interesses espirituais de seus adeptos, dizendo-lhes que não se vive uma só vez, mas inúmeras, havendo um fluxo constante de almas que baixam à Terra para uma nova vivência neste plano físico, e de outras que regressam ao mundo espiritual após cumprirem sua encarnação. É mister ensinar aos adeptos das religiões existentes que não basta entreter as criaturas moralmente ligadas à sua liturgia, mediante o cumprimento de determinados preceitos, mas ensinar-lhes a grande verdade de que a vida é infinita, e que todas as almas necessitam de voltar à Terra tantas vezes quantas forem necessárias à sua evolução espiritual. Dizer às criaturas adeptas desta ou daquela religião que a vida termina no túmulo, e que após só existem os três estágios: purgatório, céu e inferno como morada definitiva, é induzir em erro aqueles que lhes derem ouvidos, eliminando de suas mentes o mais belo de todos os preceitos que é a alegria de saberem que não se vive uma só vez e que aqui deverão voltar de século em século. Sendo a vida infinita, devem saber as almas encarnadas que quanto mais consigam pautar os seus atos na Terra pelo cunho de uma pura moral e elevado sentimento de amor ao semelhante, tanto mais rapidamente atingirão o nível evolutivo que vieram buscar em sua presente encarnação.

Não há inferno, purgatório nem céu. Há, isto sim, planos de maior ou menor luminosidade, segundo o grau evolutivo alcançado pelas almas que neles vivem. Há, portanto, estágios de vida no mundo espiritual, destinados às almas que mais ou menos se esforçaram em progredir moralmente em sua vida terrena. Isto deve ser ensinado e proclamado pelas religiões terrenas, com o que proporcionarão um grande bem aos seus adeptos.

A NOVA ORDEM DE JESUS, nesta sua primeira Mensagem convida os dirigentes das numerosas religiões terrenas a meditarem sobre o assunto, e em seguida reformarem os seus ensinamentos seculares, que muito pouco tem contribuído para a espiritualização das almas. Inscrevam, pois, as religiões terrenas o Espiritualismo em suas bandeiras, e verão como suas casas e templos de oração se enchem e superlotam de almas desejosas de ouvir tais ensinamentos. O Senhor Jesus dirige-se principalmente às religiões do Ocidente, onde menor tem sido o índice evolutivo das almas viventes. Os ensinamentos religiosos ministrados no mundo ocidental ressentem-se da ausência do caráter espiritual que deve presidí-los, do que resulta a carência de espiritualidade nos milhões de almas distribuídas por essas regiões.

Convida, então, o Senhor Jesus os responsáveis pela orientação religiosa do Ocidente, a reformarem suas práticas e ensinamentos, em beneficio da elevação espiritual dos seus adeptos. O Senhor sabe que semelhante tarefa se choca com o procedimento milenar de várias das religiões ocidentais, porém insiste no propósito em seu próprio benefício, antes que seus adeptos as abandonem pelas que melhor os ensinem. Aqueles que lhes faltarem com os necessários ensinamentos, para lhes dizerem que tudo termina na sepultura, e que depois tudo é uma incógnita, esses não tem condições de ensinar religiosidade, e terão de ser abandonados.

Esta é uma das verdades que a NOVA ORDEM DE JESUS vem ensinar aos homens e mulheres da Terra.

Fonte: Livro NOVA ORDEM DE JESUS (clique para fazer o download)



16 de jul de 2009

PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO - JESUS CRISTO

Irmãos!
Assistam a este profundo ensinamento do Mestre Jesus na Parábola do Bom Samaritano. Não importa sua religião, mas sim a sua bondade e AMOR AO PRÓXIMO que trará a sua Salvação, Evolução e Vida Eterna!
Paz de Cristo!



PARTE 01


PARTE 02


PARTE 03


DICA MUSICAL UNIVERSALISTA | CRISTÃ ORTODOXA GREGA





15 de jul de 2009

ESPECIAL OS CHACRAS | CHACRA CARDÍACO (ANAHATA)

CHACRA CARDÍACO, OU ANAHATA (em sânscrito, centro do som inviolado)

Localizado no meio do peito, na altura da linha dos mamilos, tem o ar como elemento e é associado ao timo, ao coração e aos pulmões. Sua função é assegurar a imunidade e integrar os três primeiros chacras (relacionados à matéria) com os três últimos (ligados à espiritualidade). Esse chacra favorece a inteligência emocional e o desenvolvimento da capacidade de amar, perdoar e nutrir a compaixão. “Quando está em equilíbrio, o indivíduo não se deixa levar pelas emoções”, afirma Maísa Misiara. Bloqueado, pode causar tristeza, solidão e medos. No campo físico, pode provocar doenças respiratórias e cardíacas. Hiperativado, faz com que a pessoa busque atenção e afeto a qualquer custo.


Como equilibrá-lo
Visualize tons de verde ou rosa na altura do coração. Pedras recomendadas para ajudar na mentalização: esmeralda, quartzo verde ou rosa, turmalina melancia, que mescla as cores verde e rosa ou vermelha no centro, ou a pedra-da-lua, que é translúcida. Posicione-as em cima do chacra.

De acordo com Alícia Goiriz, os óleos essenciais de sândalo, melissa ou manjerona são perfeitos para acalmar a energia no chacra do coração; já os de pinheiro, eucalipto, rosa e jasmim podem estimulá-lo.

O bija mantra ligado ao chacra é o YAM. Sente-se com as pernas cruzadas e a coluna reta, em cima de uma base confortável, e entoe a sílaba, concentrando-se na região do chacra. Medite pensando nas qualidades do ar, como leveza e espaço, e visualize o chacra do coração. Inspire profundamente algumas vezes e depois relaxe.


Para refletir – Sinta que o amor e a compaixão em você se convertem em fonte de inspiração para os que estão a sua volta.

Fonte: Revista Bons Fluidos

14 de jul de 2009

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A PRÁTICA DE UMBANDA E DA QUIMBANDA?

RAMATIS - A Doutrina de Umbanda, apesar do seu ritualismo e processo de ação direta na fenomenologia do mundo material, define-se por um trabalho a serviço do BEM. Mas a negociata inescrupulosa de despachos nas encruzilhadas, cobrança mercenária para melhorar negócios, os trabalhos para juntar ou separar casais, afastar patrões desagradáveis, obter promoções prematuras, derrotar competidores ou eleger candidatos políticos, tudo isso é considerado quimbandismo, porque opera em detrimento do próximo.

Conforme já explicamos, Kimbanda ou Quimbanda era o nome do grande sacerdote dos negros bantos, espécie de médico, oráculo, conselheiro, juiz e experimentado feiticeiro, cujo poder sobrepujava o do próprio rei da tribo. Mas, à medida que as crendices e rituais bárbaros africanos foram-se mesclando de outros ritos e práticas estranhas, no Brasil, sob a influência católica e ameríndia, também adquiriram um sentido deliberadamente benfeitor.
Então os seus cultores acharam necessário diferenciar o novo sincretismo religioso, libertando-o da matriz onde se gerou; e então surgiu a UMBANDA, como denominador da magia branca, a serviço do Bem. À medida que os trabalhos de Umbanda se definiam num curso benéfico, o cognome Kimbanda, do velho sacerdote banto, passou a ter um sentido pejorativo indicando a prática da magia negra. Daí, a tradição que se firma, dia a dia, de que todo labor benfeitor é umbandismo e todo o trabalho de magia maléfica é quimbandismo. Em ambos os casos, tenta-se definir os extremos do bem e do mal no serviço e contato com o mundo oculto através de processos mágicos.
O umbandista é o médium, o cavalo, o mago, o filho de terreiro, que só deve praticar o bem; e o quimbandeiro é o médium, o cavalo, o mago ou o filho do terreiro que só pratica o mal. O primeiro é intérprete da linhagem angélica; o segundo é o marginal, o feiticeiro ou discípulo da linhagem diabólica. Obviamente, o verdadeiro umbandista só aceita serviços em benefício do próximo, enquanto o quimbandeiro mobiliza poderes mediúnicos e energias ocultas para auferir vantagens pessoais, embora prejudique o próximo. É o marginal de Umbanda, tal qual o médium inescrupuloso e exilado da seara espírita. Ambos não merecem crédito, confiança ou assistência de boa qualidade, pois invertem o sentido benfeitor das iniciativas do mundo espiritual. E após desencarnarem pagarão bem caro essa traição no mundo carnal.

Fonte: A missão do Espiritismo. Médium: Hercílio Maes por RAMATÍS (nosso querido mentor espiritual do blog e trabalhador do Cristo em prol do Universalismo.)

10 de jul de 2009

TRABALHO SOCIAL DA IGREJA METODISTA CENTRAL - BAIRRO LIBERDADE - SP

Muito emocionante, este vídeo mostrando o trabalho social da Igreja Metodista Central, o qual nossa Vó Judith vai todas quartas-feiras e domingos recarregar as energias espirituais, na presença de Cristo Jesus!

Paz do Senhor!






COMO COMBATER A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA?





8 de jul de 2009

UMBANDA AINDA DESCONHECIDA

Quantos de nós Umbandistas já nos vimos sendo pegos pela indignação e revolta pelos que, fomentados certamente por espíritos da ignorância e intolerantes religiosos, vivem atacando nossa religião.

Acusam-nos de prejudicarmos pessoas, separarmos casais, fomentarmos uniões através de feitiços, de utilizarmos sangue, matar animais, que somos anti Cristo e por aí segue uma interminável lista de maldades, que dizem, praticamos ao nosso bel prazer, sob a influência “do maligno”, sendo em hipótese alguma, qualquer dos absurdos citados anteriormente façam parte de nossa Religião.

Nos acusam de fazermos e praticarmos essas maldades, porém, o pior é que esses mesmos algozes sequer sabem o que é a Umbanda, confundem-na com o Espiritismo ou com o Candomblé e até com baixas magias.

Não sabem eles que a Umbanda é a única religião que, com o passar do tempo, teve a capacidade, por influência do mundo espiritual, de agregar as melhores coisas de várias religiões, transformando as boas experiências de diversos segmentos religiosos numa única, porém com muitas diversidades.

Temos como pilastra, os ensinamentos de Jesus, a beleza e a força dos Orixás africanos, a reencarnação das religiões Orientais e do Hinduísmo, a luta e a experiência do Povo Indígena, temos os ensinamentos do Espiritismo, tudo isso pregado e ensinado insistentemente pelas Entidades Espirituais enviadas por Deus, para que com esses ensinamentos consigamos nossa evolução espiritual e consigamos a prática da Caridade.

Poucos de outras religiões talvez tenham a consciência que muitos Umbandistas entendem mais das religiões deles do que eles mesmos, estamos em processo acelerado de aprendizado religioso, não importando a vertente que ele seja oriundo.

Quantidade significativa de Umbandistas tem em suas cabeceiras, livros das mais diversificadas religiões, somos cientes que precisamos entender as mais diversas maneiras que os ensinamentos de Deus se manifestam.

Dificilmente um verdadeiro Umbandista, comprometido com a religião criticará a religião alheia pois ele entende perfeitamente que, mesmo em caminhos diferentes, todos tem a oportunidade de chegar até a evolução espiritual e a morada de Deus.

Aceitamos criticas dos não umbandistas desde que esses críticos, no mínimo, saibam a quem estão criticando pois ataques levianos e sem base doutrinária devem ser ignorados e entregues nas mãos de Deus.

Alguns não umbandistas tentam menosprezar os Umbandistas mas não seguem os ensinamentos de sua própria religião, cujos exemplos de alguns versículos bíblicos abaixo deixam claramente demonstradas as vontades de Deus

1) I Coríntios 14:33 porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos.

2) Lucas 6:42 “Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.”

3) “Malaquias 2:10 não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais? “

4) Mateus 7, 1: “Não julgueis os outros, para não serdes julgados, porque com o julgamento com que julgardes, sereis julgados, e com a medida que medirdes sereis medidos”.

5) Tiago 1:26 – Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.

A Umbanda e os Umbandistas estão estudando, analisando, praticando, evoluindo e principalmente aprendendo, pois afinal, essa é a preparação espiritual orientada pelo mundo espiritual, para num futuro próximo, ela seja a religião convergente e agregadora dos mais diferentes ramos religiosos e um dos verdadeiros caminhos para o encontro de Deus, não excluindo ninguém que queira se aliar nessa caminhada.

Renato de Oxossi
Contribuição de Pai Géro, dirigente do C.E.U Esperança

7 de jul de 2009

ESPECIAL OS CHACRAS | CHACRA RAIZ (MULADHARA)


CHACRA DA RAIZ, OU MULADHARA (em sânscrito, mula = raiz; adhara = base)

Situado na base da coluna, entre o ânus e os órgãos genitais, é abastecido pela energia da terra e comanda os instintos de sobrevivência, a autoconfiança e a nossa relação com o mundo prático. "Quando ele está saudável, a pessoa torna-se dinâmica, ativa e segura de si", constata Maísa Misiara. Não só: esse ponto luminoso nos recupera rapidamente de situações relacionadas ao estresse e afasta o envelhecimento precoce. Uma vez debilitado, é capaz de provocar insegurança e baixar a autoestima. Se muito estimulado, causa ganância e apego exagerado às coisas materiais. No plano físico, toma conta do intestino grosso, do sistema linfático, dos ossos, das pernas e dos pés e ainda está relacionado às glândulas suprarrenais.

Como equilibrá-lo
"Para acalmar esse centro energético, aplique uma ou duas gotas de óleo essencial de cedro, manjerona ou lavanda, diluídas em óleo vegetal ou álcool, na base do crânio ou em cima do chacra. Se a intenção é estimulá- lo, use alecrim, manjericão, pinho ou patchuli", indica a terapeuta Alícia Goiriz, diretora de educação e pesquisa da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Aromaterapia.

Imagine uma luz vermelha, que é a cor associada ao chacra da raiz, vibrando bem em cima dele. Se quiser, coloque rubi, granada, ônix ou turmalina preta sobre a região. "Os cristais são ótimos condutores e amplificadores de energia", justifica Miriam Carvalho, terapeuta especializada em pedras, de São Paulo.

"O bija mantra (mantra resumido, mono ou bissilábico) associado ao chacra da raiz é LAM", conta Maísa Misiara. Sente-se com a coluna reta, visualize a base dos quadris e comece a entoá-lo.

Para refletir – Estou em harmonia com as atividades do cotidiano, pois a minha existência está perfeitamente enraizada nele. Encontro segurança e estabilidade vivendo em plena conexão com as tarefas do meu dia-a-dia.

Fonte: Revista Bons Fluidos


4 de jul de 2009

HOMENAGEM AO PADRE LÉO DA TV CANÇÃO NOVA

Amigos e amigas!
Dedicamos este vídeo ao querido e inesquecível Padre Léo da TV Canção Nova.
Com seu jeito carismático, estudioso da Bíblia Sagrada e participante ativo de projetos sociais.
Foi forte todo o tempo quando ficou adoecido pelo câncer, mas foi firme através de sua grande fé em Jesus.
Nossa singela homenagem ao Padre Léo que já retornou à Pátria Espiritual.
E que possamos espelharmos nesta frase do Padre Léo que dizia: BUSCAI AS COISAS DO ALTO!

Deus os abençoem, e que Jesus e Maria consagrem a vossa família!

Parte 01


Parte 02





ENCONTRO NA OAB-SP SOBRE LIBERDADE RELIGIOSA

Irmãos,
Segue um trecho do encontro na OAB-SP de 27/05/2008 em que o lider Hare-Krishna Mahesvara Caitanya Das fala sobre Liberdade Religiosa.

Muita paz, muita luz!






3 de jul de 2009

PROGRAMA UNILUZ | IGREJA ORTODOXA BIELORRUSSA ESLAVA

Amigo(a),
Neste vídeo o Arcebispo Dom Athanasio traz grandes explanações sobre a Igreja Ortodoxa Bielorrussa Eslava.
Aproveitamos para agradecer ao irmão Ney(hipodiácono) o apoio e carinho com o Blog dos Universalistas.
Acompanhem o vídeo com grandes esclarecimentos sobre esta tradicional religião cristã.
Deus abençoe a todos!








2 de jul de 2009

DICA MUSICAL UNIVERSALISTA | NONA SINFONIA DE BEETHOVEN

Amigos!
Sintam a harmonia, a vibração elevada e a paz entrando em seu coração nesta belíssima obra-prima da música clássica, de nosso querido Ludwig van Beethoven!
Música dedicada ao Mateus Carvalho Pontes que está completando amanhã 10 meses!





Letra da 9ª Sinfonia de Beethoven em português

Baixo
Ó, amigos, mudemos de tom!
Entoemos algo mais prazeroso
E mais alegre!
Baixo. Quarteto e coro

Alegria, formosa centelha divina,
Filha do Elíseo,
Ébrios de fogo entramos
Em teu santuário celeste!
Tua magia volta a unir
O que o costume rigorosamente dividiu.
Todos os homens se irmanam
Ali onde teu doce vôo se detém.
Quem já conseguiu o maior tesouro
De ser o amigo de um amigo,
Quem já conquistou uma mulher amável
Rejubile-se conosco!
Sim, mesmo se alguém conquistar apenas uma alma,
Uma única em todo o mundo.
Mas aquele que falhou nisso
Que fique chorando sozinho!
Alegria bebem todos os seres
No seio da Natureza:
Todos os bons, todos os maus,
Seguem seu rastro de rosas.
Ela nos deu beijos e vinho e
Um amigo leal até a morte;
Deu força para a vida aos mais humildes
E ao querubim que se ergue diante de Deus!

Tenor e coro
Alegremente, como seus sóis corram
Através do esplêndido espaço celeste
Se expressem, irmãos, em seus caminhos,
Alegremente como o herói diante da vitória.

Coro
Abracem-se milhões!
Enviem este beijo para todo o mundo!
Irmãos, além do céu estrelado
Mora um Pai Amado.

Milhões se deprimem diante Dele?
Mundo, você percebe seu Criador?
Procure-o mais acima do Céu estrelado!
Sobre as estrelas onde Ele mora!

A FESTA EID AL-FITR (عيد الفطر)

EID AL-FITR é uma festa islâmica, que significa literalmente "Festa do fim do jejum" que marca o fim do jejum do mês de Ramadan. Celebra-se no primeiro dia do mês de Shawwal, o décimo mês do calendário islâmico, que é um calendário lunar. Ramadan é o mês sagrado no qual os muçulmanos devem abster-se de comer, beber e ter relações sexuais desde antes do nascer do dia até ao anoitecer, o jejum é obrigatório para todo muçulmano que tenha atingido a puberdade e que goze de perfeita saúde física e mental.
Este mês é o mais importante de todos, período de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade, e vivência profunda da fraternidade e dos valores da vida familiar. Neste período pede-se ao crente maior proximidade dos valores sagrados, leitura mais assídua do Alcorão, freqüência à mesquita, correção pessoal e autodomínio. Aqueles que não podem jejuar (idosos, pessoas que possuem alguma doença, crianças, mulheres no período menstrual e pós-parto) devem pagar por cada dia não jejuado oferecendo um prato de comida à uma pessoa pobre e necessitada.
O festival do Eid al-Fitr celebra o fim deste jejum, bem como a força que os muçulmanos acreditam ter recebido de Deus para poderem executá-lo. À semelhança de outras festas islâmicas inicia-se como o registo visual da lua nova. Este festival é assinalado com uma oração comunal a meio da manhã, geralmente realizada nas mesquitas, em certas ocasiões o espaço ainda é pouco para abrigar tantas pessoas na mesma que se encontra cheia. Se isso ocorrer, as orações podem ser feitas em casa, praça etc.
Antes da oração se iniciar a congregação recita o Takbir, uma "prece" que glorifica a grandeza de Deus. Depois da oração segue-se um sermão (khutba) e uma oração especial que pede perdão e ajuda a todos os muçulmanos do mundo.
É tradição a realização de um grande almoço (o primeiro almoço que os muçulmanos tomam após o jejum diurno de um mês), geralmente na casa de um parente mais velho. As crianças recebem prendas, que podem ser novas roupas ou dinheiro.
O primeiro Eid al-Fitr foi celebrado em 624 pelo profeta Muhammad e os seus familiares e amigos em regozijo pela vitória na Batalha de Badr.

Informação geral sobre o Jejum no mês do Ramadan
O Jejum no mês do Ramadan é obrigatório para todo muçulmano que tenha atingido a puberdade e que goze de perfeita saúde física e mental.
Os versículos a seguir, nos falam da sua obrigatoriedade e explicam porque, quando e como jejuar:

"Ó fiéis, vos está prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temáis a Deus. Jejuareis determinados dias; porém, quem de vós não cumprir o jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará, depois o mesmo número de dias. Mas quem, só à custa de muito sacrifício, consegue cumpri-lo, vier a quebrá-lo, redimir-se-á, alimentando um necessitado; porém, quem se empenhar em fazer além do que for obrigatório, será melhor. Mas, se jejuardes, será preferível para vós, se quereis sabê-lo. O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e evidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar no dentro deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por Ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais." (Alcorão Sagrado 2:183-185).

Como podemos observar através da primeira parte dos versículos acima, o Jejum havia sido prescrito aos nossos antepassados.

Como jejuar?
O Jejum no mês do Ramadan é obrigatório para todo muçulmano que tenha atingido a puberdade e que goze de perfeita saúde física e mental.
O Jejum no Islam é o abster-se da ingestão de qualquer espécie de alimentos ou bebidas e ter relação sexual, da alvorada desapontar (ou com outra palavra "desde o raiar da aurora") até o pôr-do-sol, durante o mês do Ramadan (no calendário Islâmico). Caso a pessoa pratique deliberadamente um desses atos, sabendo que o mesmo é pecado: comer, beber ou ter relação sexual, o jejum será anulado.
Caso a pessoa se esqueça e coma ou beba durante jejum, ao se lembrar deverá imediatamente parar a ingestão do alimento ou da bebida e prosseguir o jejum, pois este ainda estará valendo.
Como penitência para este ato (quebrar o jejum), a pessoa terá que jejuar durante 60 dias seguidos, ou dar comida a 60 pessoas pobres. Mesmo que se faça tal cumprimento da pena, terá perdido muitas graças, como disse o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele):

"Quem quebrar um dia de jejum no Ramadan sem desculpa ou enfermidade, não o substitui o jejuar o resto de sua vida, mesmo que o faça." O sentido desde dito é que jejuar um dia no mês do Ramadan é mais valioso, perante Deus, do que jejuar a vida toda.

O profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), nos aconselhou a fazermos o Suhur, que é uma refeição antes do início do jejum, ou seja, de madrugada, antes do raiar da aurora, a fim de aliviar a fome e a sede, nos auxiliando no cumprimento diário do jejum. Disse o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele): "Lançai mão do Suhur, porque há benção nesse ato."
O período do jejum poderá ser maior ou menor (já que utilizamos o calendário lunar que é móvel), dependendo do mês e estação do ano correspondente no calendário solar. Assim sendo, jejuamos algumas vezes no inverno, de dias curtos e frios, outras no verão, de dias longos e quentes, e outras vezes em períodos intermediários.

A isenção do Jejum
A isenção do Jejum se dá nos seguintes casos:

1- Quando a pessoa estiver enferma: Caso a pessoa esteja doente, poderá deixar de jejuar até se restabelecer ou, caso o médico ache que o jejum dificulta a cura do paciente, ele também deverá parar o jejum até se curar, devendo repor os dias não jejuados, quando estiver gozando de boa saúde.

2- O viajante: Quando a viajem tiver uma distância longa, fica na escolha do viajante jejuar ou não. Isso vai depender de cada pessoa em analisar se a viajem é cansativa e por isso será uma dificuldade para ele jejuar ou não, devendo, da mesma forma que o item anterior, repor os dias não jejuados.

3- A gestante e a lactante: Caso a mulher esteja grávida, ou amamentando, e temer pelo seu bebê, estará isenta do jejum, devendo, da mesma forma, repor os dias não jejuados, passado o período de gravidez ou de amamentação.

4- O idoso: Que seja fisicamente incapaz de jejuar, para este o jejum não é mais obrigatório, cabendo ao idoso, caso possua condições, dar, para cada dia não jejuado, uma refeição a um necessitado, ou o valor equivalente a esta refeição.

5- A mulher menstruada, ou em resguardo pós parto: Ela não jejuará até que passe este período. Mesmo que ela queira, ou sinta que possa fazê-lo, está-lhe vedado o jejum, e os dias não jejuados, deverão ser repostos, passado o período.

6- No caso de uma doença incurável: A pessoa deixa de jejuar definitivamente, tendo que dar uma refeição a um necessitado para cada dia não jejuado, ou o equivalente ao valor de uma refeição, caso tenha condições para tal, caso contrário não está obrigado a nada.

Alguns benefícios do Jejum para nossa vida espiritual
Logo, podemos ver que o jejum é uma extraordinária escola que nos ensina os mais altos graus de moralidade, cria o amor e a misericórdia nos corações e nos acostuma com a prática da caridade.
O jejuador procura dizer coisas construtivas para os outros e nunca procura causar distúrbios entre as pessoas, procura dizer sempre a verdade e ser leal, não mentir nem difamar os outros, procura cumprir as suas promessas e nunca agir hipocritamente.
Portanto, ao jejuarmos um mês todo ano e colocarmos em prática tais ações, veremos que isso é viável e procuraremos agir dessa forma o ano inteiro.
Logo, temos no jejum um verdadeiro exercício da fé. O ato de ficarmos com fome e com sede não é, em si, adoração, mas um meio para realizarmos a verdadeira adoração.
A verdadeira adoração significa desistirmos de violar a Lei de Deus, por temor e amor a Ele, buscando realizar atividades que O agradem, e refreando-nos quanto às que não O agradam, caso contrário, estaremos apenas causando uma inconveniência desnecessária ao nosso estômago.
Além de ser uma revisão, um balanço das nossas vidas, onde devemos nos perguntar se estamos agindo de acordo com o que agrada a Deus ou não?

Outros benefícios do Jejum

1º- O Jejum fortalece o domínio da razão sobre os impulsos cegos dos sentimentos.
Pois o homem não é guiado apenas por seus instintos, mas também por considerações que previnem seus instintos animais da destruição, orientando-o para uma vida social harmoniosa, decente e refinada. Quem fizer o jejum corretamente, poderá, com certeza, disciplinar os seus desejos apaixonados e colocar o seu ser acima das tentações físicas. Pois, caso o homem, ao invés de controlar esses desejos, fosse controlado por eles, estaria se assemelhando aos animais. Logo, através do jejum, o Islam procura dominar e disciplinar os desejos do homem.

2º- O jejum ensina ao homem a disciplina, a paciência e o autocontrole.
Pois imaginem termos a geladeira cheia de alimentos e bebidas e estarmos sentindo fome ou sede decorrentes do jejum e não abrirmos a geladeira para nos saciarmos por estarmos seguindo as ordens de Deus, resistindo a isso com paciência. Disse o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele):
"É um mês de paciência, e a paciência leva para o paraíso. É o mês da equidade e abundância para o crente. Aquele que jejua alcança o perdão para os seus pecados."

3º- O jejum integra a comunidade no exercício religioso, criando a sua unidade.
Pois todos os muçulmanos, em momentos iguais, ficam de jejum e em momentos exatos quebram o jejum, criando a efetiva igualdade entre todos, governantes e governados, ricos e pobres, pois todos sentem as mesmas sensações, quer quando estão jejuando, ou seja, a fome e a sede, quer quando quebram o jejum.

4º- O Jejum facilita ao homem o domínio da arte de se adaptar.
Pois ao jejuarmos no mês do Ramadan, podemos perceber a mudança da rotina da nossa vida diária, como, por exemplo, ao invés de fazermos 3 refeições diárias fazemos apenas duas.
Tendo os seus horários também modificados, as horas de sono do tempo normal de descanso são encurtadas, já que acordamos mais cedo para fazermos o Suhur, e etc.
Devido a esta mudança, o homem se adapta naturalmente a um novo sistema e reage a fim de corresponder às novas condições.
Assim sendo, com o tempo nós acabamos desenvolvendo uma força espontânea de adaptação e de superação das dificuldades imprevistas da vida.

5º- O jejum faz com que se crie no homem um sentimento humanitário e de solidariedade.
Pois ao passar, na prática, por certas privações, mesmo que temporárias, sentindo os seus efeitos, tais como fome e sede, o homem conhecerá realmente o significado da fome que assola seus semelhantes e se lembrará dos seus irmãos que talvez passem por isso durante dias, semanas ou até meses.
Esta experiência faz com que nos apresemos mais do que qualquer outra pessoa em procurar satisfazer as necessidades deles.

Os benefícios do Jejum para a nossa saúde
O Jejum, no Islam, não segue o padrão de total abstinência, mas pode ser considerado como um jejum controlado. Os nutricionistas são a favor do jejum controlado, para se obter uma melhor saúde.
Esse tipo de recomendação está de acordo com o jejum no Islam. A total abstinência de comida e de líquido é desencorajada, uma vez que poderá levar a efeitos colaterais danosos, ou à inanição, se prolongada.
O Jejum é uma dieta alimentar, elimina os resíduos e o excesso de umidade dos intestinos, reduz o índice de açúcar no sangue, revitaliza a circulação reduz o colesterol, organiza e regula a pressão arterial, dá descanso ao coração, além de ajudar na cura dos males da pele, uma vez que diminui o índice de água no corpo e no sangue, dentre vários outros benefícios.

Zakat al-Fitr
Após ter jejuado o muçulmano deve oferecer uma "caridade" a uma pessoa pobre. Essa caridade é chamada de Zakat al Fitr, sendo obrigatória à todos que possuem condições financeiras. Antes que o mês de Ramadan acabe, o muçulmano deve pagar uma quantia de cerca de R$10,00 diretamente a uma pessoa pobre, este é o valor minímo, não há um valor máximo. A caridade pode ser paga tanto em dinheiro como em comida. Muitos muçulmanos oferecem cestas básicas.
Aqueles que não possuem condições de pagar o zakat, são aqueles que irão recebe-lô.
No caso de uma família, o chefe, por exemplo o pai que trabalha, paga o zakat para sua esposa e filhos. Dentro do Islam, acredita-se que o jejum do muçulmano fica "preso" entre os céus e a Terra, então somente com o zakat al fitr pago o jejum será elevado até os céus, atráves dessa boa ação. A intenção do zakat é que na festa do "Eid al Fitr", todos estejam felizes e tenham condições de comemorar, comer e celeberar, por isso deve ser pago antes que o Ramadan acabe.

Contribuição da amiga universalista, Mariam Tieppo.

Paz!

1 de jul de 2009

A PURIFICAÇÃO DA MENTE

Explicação e prática da PURIFICAÇÃO DA MENTE sob a orientação do preletor Divino Gonçalves da Costa.

Parte1

Parte2

Parte3




Related Posts with Thumbnails