10 de jan. de 2009

O QUE É A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA?

A Igreja Católica, chamada também de Igreja Católica romana e Igreja Católica Apostólica Romana, é uma Igreja Cristã colocada sob a autoridade suprema do Papa, Bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro, sendo considerada pelos católicos como o autêntico representante de Deus na Terra e por isso o verdadeiro Chefe da Igreja Universal (Igreja Cristã ou união de todos os cristãos).

Seu objetivo é a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo em vista do Reino de Deus. Para este fim, ela administra os sacramentos e prega o Evangelho de Jesus Cristo. Ela não pensa como uma Igreja entre outras mas como a Igreja estabelecida por Deus para salvar todos os homens. Esta ideia é visível logo no seu nome: o termo "católico" significa universal em grego. Ela elaborou sua doutrina ao longo dos concílios a partir da Bíblia, comentados pelos Pais e pelos doutores da Igreja. Ela propõe uma vida espiritual e uma regra de vida aos seus fiéis inspirada no Evangelho e definidas de maneira precisa. Regida pelo Código de Direito Canônico, ela se compõe, além da sua muita bem conhecida hierarquia ascendente que vai desde o diácono ao supremo Papa. De vários movimentos apostólicos, que comportam notadamente as ordens religiosas.
No início dos anos 1990, a Igreja Católica contava aproximadamente com 928,5 milhões de membros (seja 17,7 % da população mundial), distribuídos principalmente na Europa e nas Américas, mas também noutras regiões do mundo. Sua influência na história do pensamento bem como sobre a história da arte é considerável, notadamente na Europa.

LÍDER DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA: O PAPA
Papa (do latim papa ou pappa, "papá" ou "papai", "tutor", derivado por sua vez do grego πάππας, páppas, forma afetuosa de "pai") é o título dado ao chefe supremo da Igreja Católica, Bispo de Roma, e também chefe do Estado do Vaticano e Patriarca da Igreja Latina ou Ocidental. O Papa, considerado o Sucessor de São Pedro e Vigário de Cristo, é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade da Igreja. Quando referido como cargo eclesiástico, surge como Sumo Pontífice, a autoridade suprema.

Fonte: Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Cat%C3%B3lico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails