10 de jan. de 2009

O QUE É O BUDISMO?

Sistema ético, religioso e filosófico fundado pelo príncipe hindu Sidarta Gautama (563-483 a.C.), ou Buda, por volta do século VI a.C.
O nome Buda vem do sânscrito-devanagari: बुद्ध, transliterado Buddha, que significa Desperto, Iluminado, do radical Budh-, "despertar") é um título dado na filosofia budista, àqueles que despertaram plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos e se puseram a divulgar tal redescoberta aos demais seres.

HISTÓRIA DE BUDA
Buda nasceu numa família real do reino do Himalaia, no século VI antes de Cristo. Era ainda uma criancinha quando um velho sábio chamado Asita visitou o palácio. Asita era um homem de Deus e trouxe as boas novas ao pai de Buda de que filho haveria de tornar-se o Salvador da Humanidade. Buda então foi chamado de Príncipe Gautama. Seu pai deu ao Amado Filho todas as alegrias da vida. Desejava fazer dele um bom rei. Mas Gautama achou que os prazeres do mundo não traziam a felicidade. Um dia, viu um homem velho, depois um doente e em seguida um cadáver. Descobriu que todos os seres humanos estão sujeitos ao sofrimento e à morte. Portanto, compreendeu que somente a felicidade espiritual podia tornar os homens realmente felizes. Deixou seu lar, a esposa e o filho para ir em busca da verdade espiritual. No início, foi para as selvas distantes onde privou-se de alimentos e conforto. Isto foi inútil, pois se o corpo fica enfraquecido, os poderes mentais também se debilitam. Foi sob uma árvore, Bodí, na Índia, após muita meditação, que Buda recebeu a iluminação. Disse aos homens para purificarem suas almas e suas mentes. Ensinou-lhes como evitar a voracidade e a desonestidade e que compreendessem que este mundo de sofrimento era um lugar onde todos deviam se preparar para as alegrias e felicidades espirituais e eternas.

ENSINAMENTOS E DOUTRINA DE BUDA
O Budismo consiste no ensinamento de como superar o sofrimento e atingir o Nirvana (estado total de paz e plenitude) por meio da disciplina mental e de uma forma correta de vida. Crença na reencarnação. Os budistas acreditam no samsara ou no ciclo de renascimento. O samsara é regido pela lei do Carma: a boa conduta produz bom carma e a má conduta produz carma maléfico. Os budistas acreditam que o carma da alma transmigra entre os corpos e torna-se uma "semente de consciência" . Os períodos de vida após a morte, às vezes chamados de "espaço intermediário", pontuam o samsara, vindo após a morte e antes do renascimento .
A doutrina é baseada nas Quatro Grandes Verdades de Buda:

1.
A existência implica a dor.
O nascimento, a idade, a morte e os desejos são sofrimentos. A origem da dor é o desejo e o afeto.

2. As pessoas buscam prazeres que não duram muito tempo e buscam alegria que leva a mais sofrimento.

3. O fim da dor só é possível com o fim do desejo.

4. A Quarta Verdade se prega que a superação da dor só pode ser alcançada através dos oito passos de Buda:
- 1º Passo - Visão Correta: o adepto deve aceitar as Quatro Verdades e os oito passos de Buda.
- 2º Passo - Pensamento Correto: o adepto deve renunciar todo prazer através dos sentidos e o pensamento mal.
- 3º Passo - Fala Correta: o adepto não deve mentir, enganar ou abusar de ninguém.
- 4º Passo - Ação Correta:o adepto não deve destruir nenhuma criatura, ou cometer atos ilegais.
- 5º Passo - Meio de Vida Correto: o modo de vida não deve trazer prejuízo a nada ou a ninguém.
- 6º Passo - Esforço Correto: o adepto deve evitar qualquer mal hábito e desfazer de qualquer um que o possua.
- 7º Passo - Atenção Correta: o adepto deve observar, estar alerta, livre de desejo e da dor.
- 8º Passo - Meditação Correta: ao abandonar todos os prazeres sensuais, as más qualidades, alegrias e dores, o adepto deve entrar nos quatro graus da meditação, que são produzidos pela concentração.

Para o Budismo, o impedimento para a iluminação é a ignorância. Deve-se combater a ignorância lendo e estudando.

CINCO PRECEITOS BUDISTAS
1. Proibição de matar;
2. Proibição de roubar;
3. Proibição de ter relações sexuais ilícitas;
4. Proibição do falso testemunho;
5. Proibição do uso de drogas e álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails