11 de jan de 2009

O QUE É O HINDUÍSMO?

O hinduísmo é uma forma diferente de entender a vida para qual os valores ocidentais são extremamente estranhos. Os ocidentais tendem a ver a vida como a linha cronológica de eventos na história, já os hindús vêm a vida como um ciclo repetitivo no qual a história humana pouco importa.

Nomes de Deuses e expressões hindús:
Gita quer dizer divino em hindú.
Não é tão fácil entendê-lo assim, pois não tem credo definido, nem hierarquia sacerdotal muito menos um órgão governante, mas possuem os suamis (mestres) e os gurus(guias espirituais).
O hinduísmo possui muitos deuses mas todos simbolizam um só, porque estas representações são os poderes que o Deus uno pode ter.
As raízes do hinduísmo se baseiam nas escrituras sagradas chamadas VEDAS.
Os hindús referem a sua fé como sanatana darma, que significa lei ou ordens eternas, daí já podemos perceber a lei do kharma em vigor.

O hinduísmo derivou diversas outras religiões, entre elas as mais conhecidas são o JAINISMO e o SIQUISMO. A primeira não difere muito do conceito hindú, há pequenas diferenças como nome de Deuses e abnegação a violência. A segunda já é uma junção entre os conceitos hindús e os islâmicos. Ela se iguala ao hinduísmo pelo fato de possuir as mesmas ideologias filosóficas e assemelha-se com o islamismo pelas ideologias teológicas. Vamos dizer que usam os princípios hindús aplicando-os nos conceitos islâmicos. Além do hinduísmo realizar entradas para outras religiões ele proporcionou o início de grandes filosofias como a IOGA, o AIKIDÔ(nome este em japonês) mas a técnica é hindú.

Sistema castas:
Devido ao fato de dividir em sociedades hierárquicas os descendentes de certos indivíduos, ou seja, acreditam que cada pessoa junto com seus ancestrais vieram de uma parte do corpo de um DEUS, sendo assim, cada vez mais baixo que é a parte do corpo referente menos bens você pode ter na Terra.

O hinduísmo realmente é uma religião muito complexa e ampla, realmente só um suami para enfatizar os ensinamentos hindús.
No hinduísmo os animais são sagrados, devido ao fato de crerem que são as múltiplas facetas de Brahman que é o criador, o DEUS hindú, logo após constituindo a tríade vem Vishnu o conservador e Shiva o destruidor, o senhor da fertilidade.

Como muitas religiões que surgiram do Oriente eles enfatizam muito a meditação, a concentração, o desinteresse pelos bens materiais, isto até certo ponto é interessante, porque eles se abdicam da inveja, ambição, orgulho, defeitos que os ocidentais encaram como fatos cotidianos. Eles realmente só pensam em evoluir-se espiritualmente. Daqui nada levaremos senão nosso aprendizado, nossa cultura, nossa sabedoria. Cultura é algo que você aprende externamente através de leituras e informações e sabedoria é o que vem de dentro do seu coração, é o que você absorve através de experiências, provas e evoluções que o indivíduo sofre, a sabedoria é o mais importante porque aquele que é sábio sabe redimir-se, sabe perdoar, sabe sentir amor, isto é sabedoria, é procurar cada vez mais ajudar o teu próximo, sendo assim, levará consigo sua sabedoria atingindo cada vez mais sua evolução através da reencarnação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails